Home Notícias Saúde Clínica de Psicologia promove Workshop sobre a dependência de tela por crianças e adolescentes
Saúde - 31 de março de 2021

Clínica de Psicologia promove Workshop sobre a dependência de tela por crianças e adolescentes

A PRIMEIRAMENTE, Clínica de Psicologia, promoveu no último sábado (27) um Workshop para disseminar a importância da atenção quanto a Dependência de Tela. No qual o uso das telas se tornou o ponto principal de distrações das crianças e adolescentes nesta Pandemia; trazendo consequências do excesso a sua saúde mental. Registrado a presença e a participação dos inscritos com sucesso. A atividade aconteceu respeitando o cenário atual, tendo um número reduzido, para possibilitar o distanciamento necessário, respeitando o decreto Municipal.

O uso das telas entrou de maneira recreativa em nossas vidas. Com o evoluir da tecnologia, esses aparelhos foram ganhando cada vez mais espaços no nosso dia a dia, trazendo inúmeros benefícios quando usados de maneira saudável. Entretanto o uso excessivo de eletrônicos como celular, tablets, computadores, vídeo game, televisão no qual o indivíduo (crianças, adolescentes ou até mesmo adultos) deixa de realizar atividades que seriam pertinentes ao seu dia a dia para preferir estar conectados, são sinais de dependência de tela; no qual acarreta danos para sua saúde física mental e social.

Prejuízos como: Mudanças de humor, alterações comportamentais significativas, aumento da agressividade, agitação, insônia, sintomas de abstinência, problema na visão como miopia, sedentarismo, obesidade, e sobrepeso estão associados a esse uso de eletrônicos de maneira dependente e problemática. Segundo a SBP (sociedade Brasileira de Pediatria) evitar a exposição de crianças menores de 2 anos à tela, mesmo que passivamente. Limitar o tempo de telas no máximo de 1 hora por dia; sempre com supervisão para crianças entre 2 e 5 anos de idade.

Mas como os pais podem prevenir a dependência de tela a seus filhos? Limitar o tempo de telas ao máximo de 1 ou 2 horas por dia sempre com supervisão para crianças com idades entre 6 e 10 anos.Limitar o tempo de telas e jogos de vídeo games à 2 ou 3 horas por dia, sempre com supervisão, nunca “virar a noite” jogando para adolescentes com idade entre 11 e 18 anos. Regulando o tempo que os filhos utilizam os eletrônicos, eles não podem ter acesso ilimitado. E caso perceba que não dão conta sozinhos, que o filho apresenta sintomas descritos anteriormente sobre a dependência de tela, busquem ajuda do profissional de Psicologia.

A PrimeiraMente clínica de Psicologia, está localizado na Avenida Bahia Sul 211, Aparecida III, Posto da Mata BA. A equipe da PRIMEIRAMENTE é composta por profissionais qualificadas para possibilitar suporte psicológico a vários nichos da Psicologia, são as Psicólogas Rozália de Moura, Camila Barbeito, Raphaela Krull e Dayane Ramalho no qual foi a facilitadora do Tema do Workshop.

Check Also

Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo

O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…