Caravelas: Projeto da nova Bahia x Minas será lançado dia 29
Mais um passo para o retorno da ferrovia Bahia-Minas será dado no fim deste mês. Está marcado para o próximo dia 29 o lançamento do Projeto Logístico Caravelas (Ferrovia Bahia-Minas), no município de Caravelas, no litoral-Sul baiano. No dia seguinte, será a assinatura do contrato de adesão e lançamento do marco inicial do projeto pela empresa Multimodal Caravelas (MTC), às 10h, na praça principal de Ponta de Areia.
O consultor da empresa, Fernando Cabral, informou que a próxima etapa é a licitação que contempla o projeto do trajeto. “Já estamos recebendo as propostas. Acredito que no máximo em dois meses já devemos ter selecionado a empresa”, disse. Em seguida, será a fase do licenciamento ambiental.
A ferrovia, que contará 500 quilômetros, deve ser reconstruída e ter trechos reativados após 57 anos da interrupção. O investimento previsto na ferrovia Bahia-Minas é da ordem de R$ 8 bilhões e deve contar com o suporte de investidores europeus e asiáticos. Além do transporte de cargas, o consultor da Multimodal Caravelas conta que existe a possibilidade de a ferrovia oferecer transporte de passageiros.
A MTC, com sede na capital mineira, recebeu a autorização para a construção e exploração da estrada de ferro pelo prazo de 98 anos. A informação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) de fevereiro deste ano. De acordo com o consultor, a Multimodal Caravelas tem planos de oferecer serviços logísticos que contemplem a estrada de ferro Bahia-Minas, além do porto e aeroporto, em Caravelas. Também está incluída a implantação de uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE).
Noticia10
Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo
O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…