Home Cidade e Região Bahia Caravelas: Instituto Baleia Jubarte comemora Temporada Reprodutiva das baleias, Esperança de Até 2000 Filhotes no Brasil
Bahia - 6 de outubro de 2016

Caravelas: Instituto Baleia Jubarte comemora Temporada Reprodutiva das baleias, Esperança de Até 2000 Filhotes no Brasil

 

A temporada de baleias jubarte na costa brasileira em 2016 começou com uma preocupação: o número relativamente grande de encalhes da espécie, muitos deles associados a emalhamentos em redes de pesca. Mas apesar da necessidade de se entender e reduzir esse impacto, felizmente para as jubartes o número de nascimentos ofusca de longe essas mortes, assegurando a continuidade do crescimento da população, que no Brasil já deve estar próxima dos níveis anteriores à matança comercial.

Segundo o Coordenador de Pesquisa do Projeto, Milton Marcondes, “É difícil saber exatamente quantos filhotes nascem, mas usando esses dados demográficos da nossa população de baleias-jubarte estimamos que algo em torno de 1.500 a 2.000 filhotes devem nascer no Brasil este ano.”

Como se estima o número de filhotes potencialmente nascidos numa população de baleias? bem, no caso das “nossas” jubartes, a população foi estimada em 17.000 animais. Como a proporção sexual é de 1:1 temos cerca de 8.500 fêmeas. Nem toda fêmea está em idade reprodutiva, e estudos feitos em outras populações mostraram que metade da população era de animais subadultos (população jovem se recuperando do período de caça). Usando esta informação para nossa população vamos ter 4250 fêmeas em idade reprodutiva.

Nem todas as fêmeas tem filhote todo ano; geralmente podemos esperar um ano com filhote e um ano sem filhote, na média (também com dados de outras populações, o intervalo entre partos é de 2,4 anos). Usando dois anos como média, para facilitar as contas, vamos ter que metade das fêmeas em idade reprodutiva teriam filhotes num determinado ano. Isso daria 2.125 fêmeas se reproduzindo numa população de 17.000 jubartes, ou seja, 2.125 filhotes, correspondendo a 12,5% da população estimada e consistente com as estimativas dos pesquisadores do Projeto Baleia Jubarte, de uma taxa de crescimento próxima de 11% ao ano.

Check Also

Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo

O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…