Caravelas: Festival encerra turismo de baleias
Para concluir a Temporada de Baleias 2018, junto com as comemorações dos 30 anos de atividades do Projeto Baleia Jubarte, patrocinado pela Petrobras, será celebrada a “Semana Cultural da Baleia Jubarte” de Caravelas, em sua 15ª edição, entre os dias 29 de outubro e 3 de novembro. Durante o evento, serão realizadas atividades de educação ambiental, esportivas e culturais, que incluem oficinas de pintura e grafitti, músicos locais com o Carimbó de Dona Flora, Ruy Galdino e Banda Bahia Odara, mais o espetáculo “Cantos e Encantos do Mar”.
O ponto alto será a Baleia Elétrica, com o ícone baiano Armandinho, de Dodô e Osmar, um trio elétrico que arrasta multidões por onde passa. Haverá ainda exposição de fotografias Entre Baleias e Golfinhos, na Galeria Nau das Artes, onde será também lançado o livro “Abrolhos – O Santuário Marinho”, de Enrico Marcovaldi. O Banco dos Abrolhos é palco, a cada inverno e primavera, de uma história de sucesso da conservação marinha no Brasil: o retorno das baleias-jubarte para sua temporada de reprodução. Antes ameaçadas pela caça indiscriminada e hoje protegidas, sua população vem se recuperando.
Isso cria condições para a geração regional de emprego ao longo da costa baiana através do Turismo de Observação de Baleias, que em 2018 foi oferecido por 10 operadoras e recebeu mais de 10.000 turistas entre julho e outubro. O Projeto Baleia Jubarte iniciou suas atividades no Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, região com a maior concentração conhecida de baleias do mar brasileiro, que está comemorando também seus 35 anos.
Noticia10/teixeiranews
Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo
O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…