Câmara de Nova Viçosa foi uma das mais atuantes da região em 2013
Rubens Floriano
Os vereadores do Município de Nova Viçosa chegaram ao fim do primeiro ano deste mandato (2013-2016), com razões para comemorar. Como informou o presidente Rogério de Souza Benjamin (PCdoB), pesquisa encomendada pela própria instituição, revelou que o Poder Legislativo Nova Viçosense terminou o ano com 70% de aprovação popular. O índice coloca esse período legislativo como o de maior aproveitamento dos últimos anos no município.
A boa atuação da Câmara de Nova Viçosa em 2013 foi confirmada também pela União dos Vereadores da Bahia-UVB, que realizou levantamento em todos os municípios do extremo Sul da Bahia. Num comparativo entre eles, as Câmaras que obtiveram maior destaque pela atuação dos edis, foram as de Nova Viçosa e Medeiros Neto. O levantamento foi realizado nos meses de outubro e novembro.
Diversos fatores contribuíram para a aprovação popular do trabalho da Câmara de Nova Viçosa. Para o presidente Rogério de Souza Benjamin o resultado não representa surpresa. “Aqui pautamos e discutimos todos os itens com muito respeito, do menor ao maior. Todos são importantes para o bem estar da população”, afirma. Segundo ele, a Câmara teve o Ministério Público, promotores e juízes como grandes parceiros, o que garantiu maior efetividade das ações. “Agradeço ao Promotor de Justiça Dr.Thiago Albani, à Juíza Dra. Tarcísia Oliveira e a outros parceiros aqui do extremo Sul, de Salvador e de Brasília”, destaca.
Rogério Benjamin entende que essa aprovação é resultado do trabalho diário de cada vereador, mas que dois fatores contribuíram de forma decisiva. Primeiro, uma ação judicial movida pela Câmara contra a Empresa Baiana de Água e Saneamento-Embasa, após o Distrito de Posto da Mata ficar cerca de quinze dias sem o fornecimento de água, em março de 2013. A qualidade da água fornecida na sede do município também está sendo questionada da justiça. “A Embasa alega que foi efeito da seca que houve no período, mas entendemos que foi falta de competência, de um plano B, por isso, junto ao MP, conseguimos a suspensão da cobrança”, afirma Benjamin. A Embasa recorreu, mas a decisão foi mantida e desde março, não emite contas de água e esgoto para as residências de Posto da Mata.
A segunda ação de grande importância realizada pela Câmara de Nova Viçosa em 2013 foi a mobilização contra a primarização de alguns serviços da Suzano Papel e Celulose, que detém grandes áreas de terras em municípios do extremo Sul. Cumprindo um acordo com o Ministério Público do Trabalho – MPT, a Suzano deve encerrar os contratos com prestadoras de serviços, após a atividade florestal ser considerada atividade-fim da empresa, sendo ilegal terceirizá-la. Na prática, vários trabalhadores perderiam seus postos de trabalho, com o fechamento das terceirizadas ou transferência para outras regiões. “Mobilizamos o Município, a região, fomos à Assembleia Legislativa e o MPT em Salvador e chegamos à Câmara dos Deputados e ao Tribunal Superior do Trabalho em Brasília. O acordo não foi mudado, mas várias empresas tiveram seus contratos renovados com a Suzano”, afirma Benjamin, que considera ter contribuído para manutenção da estabilidade da regional.
O Poder Legislativo de Nova Viçosa é composto pelos seguintes vereadores: Rogério de Souza Benjamin – Presidente, João Farias da Silva (DEM)- Vice-Presidente, Milton Dias de Souza (PRB) – Primeiro Secretário, Adílio Brito de Souza (PRB)- Segundo Secretário, José Aloísio de Oliveira (PDT), Antônio Santana de Oliveira (PTB), Ednilson Silvio Scaglia (PP), Elenice Arruda de Lima (PP), Cosme Viana Martins (PTdoB), Joaquim Souza da Silva (PTdoB), Djalma Evandro da Silva Pereira (DEM), José Anastácio C. Machado (DEM), e Luiz Carlos Tanaka (PTC).
A última sessão deste ano na Câmara de Nova Viçosa foi realizada no dia 13 de dezembro, com a participação todos os vereadores. Para o presidente “foi muito importante a atuação dos colegas vereadores em 2013, no próximo ano seguiremos olhando para onde estiverem as necessidades do povo do município”, encerra Benjamin, que está em seu segundo matando como vereador
Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo
O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…