Home Cidade e Região Bahia Brasileiro vence pela terceira vez o Brasil Ride, principal ultramaratona de mountain bike das Américas.
Bahia - 29 de outubro de 2018

Brasileiro vence pela terceira vez o Brasil Ride, principal ultramaratona de mountain bike das Américas.

Atual campeão mundial de Maratona MTB, o brasileiro Henrique Avancini, da Cannondale Factory Racing, conquistou neste sábado (27) o tricampeonato da Brasil Ride, a principal ultramaratona de mountain bike das Américas, ao lado de seu companheiro de equipe, o alemão Manuel Fumic. A dupla venceu a etapa decisiva, de 44 km de extensão, em 1h39min26seg. O pódio do dia teve o português Tiago Ferreira e o holandês Hans Becking, da DMT Racing Team, com tempo de 1h40min40seg, confirmando o vice-campeonato de 2018, e os brasileiros Lukas Kaufmann e Sherman Trezza, da Cannondale Brasil Racing, em 1h41min02seg.

“Essa conquista é especial por vários motivos. Primeiro que é a cereja do bolo de um ano de uma temporada fantástica, que foi dos sonhos. Vencer a Brasil Ride, prova especial para mim, é uma motivação extra. Ser o segundo tricampeão da elite masculina, com o Jiri Novak, meu parceiro de 2017, além de vencer ao lado do Manuel Fumic, um cara muito importante para minha carreira. Buscávamos uma vitória juntos há algum tempo, mas nunca conseguimos sacramentar um resultado desses juntos”, comemorou Avancini.

“Ainda bem que minha filha Liz vai nascer no início de 2019, para ver se consigo bater as expectativas para a próxima temporada. Se fosse em 2018, seria algo especial demais. Deus deixou o nascimento dela passar um pouquinho para o próximo ano, para que eu inicie com mais gás ainda”, complementou Avancini.

Campeão em sua primeira participação na Brasil Ride, Manuel Fumic avaliou a etapa e comentou a alegria de ser campeão com seu parceiro. “Foi uma prova decisiva muito intensa. Não esperava isso, porque era uma etapa de 44 km com uma diferença confortável para o Tiago e o Hans, e acreditava que eles não nos atacariam. Eles tentaram tudo, foi uma corrida rápida demais. Chegamos algumas vezes bem próximos de perder o contato com eles, mas nunca desistimos e no final é emocionante para mim, vencer uma prova tão grande como a Brasil Ride ao lado do Henrique”, disse Fumic.

Na disputa feminina, as espanholas Sandra Santaynes e Anna Ramirez, de Olympa / Esteve Team, garantiram o título sem grandes sustos neste sábado, chegando na segunda colocação, apenas um segundo à frente de Viviane Favery e Marcella Toldi, da Cannondale Women Brasil, terceira colocadas do dia. O lugar mais alto do pódio na última etapa foi da portuguesa Ilda Pereira e espanhola Mayalen Noriega, da Casa Myze Team, em 2h12min53.

Para Sandra Santaynes, a Brasil Ride teve um gosto mais do que especial, uma vez que fez sua despedida como ciclista profissional. “Muito feliz por me aposentar no esporte e conquistar este título aqui na Bahia. Me falta palavras nesse momento”, emocionou-se Sandra. “Esta foi minha segunda participação nesta ultramaratona. A primeira, na Chapada Diamantina, que era um traçado mais técnico, e agora na região do litoral, mais divertido e definitivamente é uma prova que me agrada”, complementou.

“Ganhar aqui no Brasil para mim era impensável. Não consigo acreditar”, contou Anna Ramirez. “Feliz porque não imaginamos ganhar a ultramaratona. Mais contentes porque tivemos problemas sérios na segunda etapa e contamos com o apoio do Suporte Neutro da Shimano para consertar problemas em nossas bikes. A Specialized também nos ajudou em termos de bicicleta e graças a eles estamos aqui”, analisou Anna.
Noticia10/ascom

Check Also

São Mateus: Há 20 dias das eleições, pesquisa aponta Carlinhos Lyrio como favorito para prefeito

Há 20 dias das eleições municipais, o candidato Carlinhos Lyrio (Republicanos) desponta co…