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Brasileiro enxerga o turismo é a força motriz do emprego no Brasil, diz pesquisa
Pesquisa revela que 84% dos brasileiros enxergam o turismo como essencial para geração de empregos e desenvolvimento regional.
O turismo no Brasil está em alta e se consolida como um dos principais motores da economia nacional. Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Nexus, em parceria com o Ministério do Turismo, 84% dos brasileiros consideram o setor fundamental para a criação de empregos e o aumento da renda. O estudo, intitulado Tendências de Turismo Verão 2025 , também destaca que o país bateu recorde histórico em 2024 ao receber turistas estrangeiros, injetando US$ 7,3 bilhões na economia – o maior valor dos últimos 15 anos, superando até mesmo os números do ano da Copa do Mundo, em 2014.
Para o ministro do Turismo, Celso Sabino, os resultados refletem o impacto positivo do turismo não apenas na economia, mas também na vida das pessoas. “Além de movimentar bilhões, o setor gera oportunidades em diversas áreas, como alimentação, cultura e transportes”, afirmou. A pesquisa revela ainda que a atração de investimentos é vista como o principal benefício do turismo, citada por 15% dos entrevistados. Em seguida, aparecem a geração de empregos locais e o desenvolvimento regional (13%), além do aumento da arrecadação tributária (11%) e do crescimento no setor hoteleiro (6%).
Outro dado relevante é que um terço dos entrevistados (33%) acredita que políticas públicas voltadas à redução da desigualdade social podem impulsionar ainda mais o turismo no Brasil. Para Sabino, “a atividade turística é uma ferramenta poderosa para promover desenvolvimento regional e combater a pobreza”. Além disso, os brasileiros apontam que incentivos para baratear custos em viagens de lazer (21%), melhorias na segurança pública (13%) e investimentos em infraestrutura (12%) são estratégias eficazes para atrair mais visitantes e fortalecer o setor.
A maioria dos entrevistados enxerga o Brasil com grande potencial para explorar o turismo como atividade econômica. De acordo com o levantamento, 51% avaliam o potencial como alto, enquanto 36% consideram muito alto. No entanto, há divergências sobre o aproveitamento desse potencial: 43% acreditam que ele está sendo bem utilizado, enquanto o mesmo percentual avalia que ainda há espaço para evolução. Esse equilíbrio demonstra a percepção de que, apesar dos avanços, o país pode ir além para consolidar sua posição no mercado global de turismo.
O estudo foi realizado com base em 5.542 entrevistas conduzidas entre os dias 14 e 28 de outubro de 2024, abrangendo todas as 27 unidades da Federação e ouvindo cidadãos com idade a partir de 16 anos. Com margem de erro de 2 pontos percentuais e intervalo de confiança de 95%, a pesquisa reforça a importância do turismo como uma das principais alavancas para o crescimento econômico e social do Brasil nos próximos anos.
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