Brasil: Pronaf teve aumento de 17% do número de operações de crédito contratadas nos últimos seis meses
O Ministério de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) apresentou, durante reunião realizada ontem (08/02), com representantes das principais instituições financeiras que operam o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), o bom resultado das operações de crédito contratadas pelo programa de julho até dezembro de 2023. Nesses primeiros seis meses de implantação do Plano Safra da Agricultura Familiar 2023/2024 foram realizadas, no total, 985 mil operações pelo Pronaf, o que representa um aumento de 17% em relação ao mesmo período do Plano Safra passado (2002/2023).
De um modo geral, foram aplicados R$ 37,6 bilhões em operações nas várias linhas d crédito do Pronaf. O resultado só não foi totalmente satisfatório em função de problemas climáticos observados no Sul do País, que reduziram o percentual de operações feitas pelos agricultores familiares daquela região. Mas mesmo assim, o bom desempenho em estados de outras regiões, sobretudo no Nordeste, permitiu no geral o aumento percentual.
O ministro de Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, afirmou que apesar do resultado satisfatório, o MDA pretende fazer novas reuniões com os agentes que operam o Pronaf e representantes de governos estaduais, de forma a avaliar possíveis mudanças a serem apresentadas no novo Plano de Safra de Agricultura Familiar 2024/2025, a ser apresentado em junho. O objetivo é ampliar ainda mais as políticas públicas voltadas para o setor, incrementar instrumentos que estejam dando certo e aperfeiçoar outros que possam ser melhorados.
A secretária-executiva do MDA, Fernanda Machiaveli, destacou que vários objetivos foram alcançados com o primeiro Plano Safra lançado pelo atual Governo Federal, como o avanço de contratos e financiamentos na Região Nordeste e no Programa Mais Alimentos. Ela ressaltou, ainda, a importância das linhas adotadas para mulheres, que deram um incremento significativo ao programa, além de valorizarem ainda mais o público feminino que vive no campo.
Noticia10/secom
Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo
O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…