Brasil: “Padim Cisso”, prefeito, vice governador e amigo de lampião. Agora também será SANTO.
O bispo de Crato, no interior do Ceará, d. Magnus Henrique, anunciou na manhã deste sábado, 20, que a Igreja Católica autorizou o início do processo de beatificação do padre Cícero Romão Batista. A informação foi divulgada aos fiéis em uma missa em celebração ao “patriarca do Nordeste”, como também é chamado o líder religioso. Com a decisão, o padre passa a ter o título de “servo de Deus”. O anúncio foi compartilhado pela agência do Vaticano, a Vatican News.
“Romeiros de todo Brasil, é com grande alegria, que vos comunicado, nesta manhã história, que recebemos oficialmente da Santa Sé, por determinação do santo padre, o Papa Francisco, uma carta do Dicastério para as Causas dos Santos, datada do dia 24 de junho de 2022. Recebemos a autorização para a abertura do processo de beatificação do processo Cícero Romão Batista, que a partir de agora receberá o título de servo de Deus”, declarou.
Em 1889, a trajetória do padre começou a mudar. Naquele ano, ao colocar a hóstia consagrada na boca da devota Maria de Araújo, o pedaço de trigo teria se transformado em sangue. O “milagre da hóstia” logo se espalhou pela região. O fenômeno teria se repetido diversas vezes durante dois anos. As narrativas de boca em boca apontavam o próprio Cristo se manifestando em Juazeiro através de uma beata e pelas mãos de um padre santo.
Além de sacerdote, também foi fazendeiro e político, com filiação partidária. Foi o primeiro prefeito de Juazeiro do Norte, em 1911, quando o povoado foi elevado à cidade, e chegou a vice-governador. Os historiadores registram que ele tinha um bom relacionamento com o cangaceiro Lampião, que amedrontava as pequenas cidades do Nordeste com seu bando. Os livros de história também contam que, para combater a Coluna Prestes, que percorria o Brasil no final dos anos 20 e início dos anos 30, o governo federal pediu que o Padre Cícero negociasse o apoio de Lampião e seus homens.
Noticia10/vaticannews
Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo
O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…