Home Notícias Brasil Brasil: O saldo da tentativa de golpe: Terroristas presos, governador golpista afastado e lula presidente
Brasil - 9 de janeiro de 2023

Brasil: O saldo da tentativa de golpe: Terroristas presos, governador golpista afastado e lula presidente

Terroristas extremistas, apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) que tentaram um golpe na tarde deste domingo (8), invadindo o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF), serão caçados e responsabilizados criminalmente. Segundo a Polícia Civil de Brasília mais de 400 pessoas já foram presas.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, prometeu punir os terroristas. Ainda neste domingo o presidente Lula decretou intervenção federal na segurança pública do Distrito Federal e o governador, Ibaneis Rocha, foi afastado do cargo por 90 dias pelo Supremo Tribunal Federal. O ministro Alexandre de Moraes o acusou de não ter evitado o motim e de estar “dolorosamente calado” diante do ataque.

A Polícia Federal informou por meio de nota que instalou um gabinete de crise para coordenar ações e identificar os terroristas que participaram dos atentados deste domingo (8). Grupos táticos foram mobilizados de vários estados do Brasil para apoio às forças de segurança em Brasília. O órgão já iniciou as ações de polícia judiciária e perícias no Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal para identificação dos responsáveis pelos atos de terrorismo, inclusive com sistemas de identificação facial.
Noticia10

Check Also

São Mateus: Há 20 dias das eleições, pesquisa aponta Carlinhos Lyrio como favorito para prefeito

Há 20 dias das eleições municipais, o candidato Carlinhos Lyrio (Republicanos) desponta co…