Home Cotidiano Política BR: Reforma tributária vai reduzir o custo tributário sobre investimentos
Política - 26 de setembro de 2023

BR: Reforma tributária vai reduzir o custo tributário sobre investimentos

O Brasil tem um grave problema para atrair investimentos privados para a produção dentro país: seu sistema tributário. O atual sistema de cobrança de impostos, taxas e contribuições aumenta, e muito, o custo dos investimentos produtivos e os gastos dos investidores com os ativos fixos da empresa, como máquinas e equipamentos.

“É necessário alterar o sistema tributário do consumo para tornar a tributação menos onerosa para as empresas, para conseguirmos expandir a taxa de investimento e, por consequência, do nível de crescimento econômico”, explica o gerente-executivo de Economia da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Mário Sérgio Telles. Segundo ele, a reforma tributária vai estimular a ampliação do volume de investimento tanto pelo estímulo aos projetos, cuja realização já está planejada para o Brasil, como pela atração de novos projetos que, com as regras tributárias atuais, seriam desenvolvidos em outros países.

Um exemplo de como o sistema tributário atual é um obstáculo aos investimentos pode ser visto no custo tributário para instalar uma siderurgia. Pesquisa realizada pela Ernst & Young, a pedido da CNI e da Embaixada do Reino Unido no Brasil, mostra a diferença do custo final do investimento no Brasil em relação a três outras economias.

O custo final de instalação de uma siderúrgica no Brasil é ampliado em 10,6%, devido aos efeitos direto e indireto dos tributos sobre bens e serviços. O mesmo investimento teria sido elevado em 1,7%, na Austrália, em 1,6%, no México, e em 0,4%, se fosse realizado no Reino Unido. O estudo comparou o impacto da tributação em um investimento greenfield com base em parâmetros de custo equiparados (tornando constantes as demais variáveis econômicas).
Noticia10/cni

Check Also

Eunápolis: Veracel reforça sustentabilidade em encontro com fornecedores

A Veracel Celulose promoveu, na última quinta-feira (28), o Encontro de Fornecedores 2024 …