Home Notícias Brasil Bolsonaro demite Mandetta, o comércio aberto venceu a contenção do vírus.
Brasil - 16 de abril de 2020

Bolsonaro demite Mandetta, o comércio aberto venceu a contenção do vírus.


A novela acabou. Luiz Henrique Mandetta foi demitido do posto máximo no Ministério da Saúde por Jair Bolsonaro em plena crise do coronavírus. O anúncio foi feito pelo próprio Mandetta no Twitter, na tarde desta quinta-feira. “Quero agradecer a oportunidade que me foi dada, de ser gerente do nosso SUS, de pôr de pé o projeto de melhoria da saúde dos brasileiros e de planejar o enfrentamento da pandemia do coronavírus, o grande desafio que o nosso sistema de saúde está por enfrentar.”, escreveu o ex-ministro, e, posteriormente, por Bolsonaro— nesta tarde, durante coletiva. Segundo o presidente, que se pronunciou logo depois de Mandetta, a decisão foi tomada em comum acordo.

“Foi realmente um divórcio consensual. [Mas] Acima de mim, como presidente, e dele, como ainda ministro, está a saúde do povo brasileiro”, explicou Bolsonaro, reiterando que é preciso defender a vida, mas também o emprego.

Ele disse que era direito de Mandetta, enquanto médico, defender seu ponto de vista, mas “a questão do emprego” não foi como o presidente imaginava. “Não condeno, não recrimino e não critico o ministro Mandetta. Ao longo deste tempo, a separação se tornou uma realidade, mas não podíamos tomar decisões de forma que o trabalho feito até o momento fosse perdido”, acrescentou.

Para substituir Mandetta, Bolsonaro escolheu o médico oncologista Nelson Teich. O presidente voltou a criticar as medidas de isolamento social defendidas pelo Ministério da Saúde até agora, por causa do impacto na perda de empregos. Prometeu uma mudança paulatina nas diretrizes, ao lado do futuro ministro Nelson Teich. “Gradativamente temos que abrir o emprego no Brasil”, afirmou Bolsonaro.

Check Also

Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo

O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…