BH: deputado Dr. Jean está na mediação para conter despejo de mais de 30 mil pessoas da Isidora, um dos sete maiores conflitos urbano do mundo.
Na tarde desta quarta-feira, 5, o deputado estadual Dr. Jean Freire intermediou um encontro de representantes das ocupações Rosa Leão, Vitória e Esperança, que compõem a conhecida região da Isidora, na região Norte de BH, divisa com Santa Luzia. Participaram os companheiros Marília Campos e Rogério Correia, que estão conosco nesta luta em defesa da moradia e, sobretudo, da moradia digna. Após a decisão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) de negar o mandado de segurança impetrado pelas ocupações, tomada no último dia 28, a possibilidade de despejo tornou-se ainda mais iminente, preocupando e trazendo medo às mais de 8 mil famílias moradoras da região.
Atendendo a pedidos, o governo do Estado retomou a mesa de negociação, coordenada, agora, pela chefe de gabinete da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Lígia Pereira. Participaram da reunião Frei Gilvander, da Comissão Pastoral da Terra, representantes das Brigadas Populares e Advocacia Geral do Estado. Dois próximos encontros de mediação foram agendados: um no próximo dia 13, na ALMG, quando o Governo de Minas responderá aos questionamentos e pedidos feitos pelas famílias; e outro no dia 18, na Cidade Administrativa, quando a mesa de negociação se reunirá oficialmente.
Até lá, Lígia apresentou a garantia de amenização da atuação da Polícia Militar, que obteve reforço de mais 400 homens para a ação de despejo. As denúncias dos moradores são de terror e medo. “A PM tem que agir conforme o governo do Estado: com humanidade e sensibilidade. Não vamos permitir o contrário, pois vidas valem muito mais do que terras”, enfatizou Dr. Jean Freire.
A Ocupação Isidora é considerada um dos sete maiores conflitos urbano do mundo, por envolver 8 mil famílias – mais de 30 mil pessoas – que vivem em três vilas contíguas numa área de 10 mil quilômetros na região Norte da cidade.
Noticia10/ascomjeanfreire
Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo
O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…