Bahia: Incubadora fortalece economia criativa
Inaugurado no final da manhã desta quarta-feira (14), em Salvador, pela ministra da Cultura, Marta Suplicy, e pelo governador Jaques Wagner, o terceiro escritório da Rede de Incubadoras Brasil Criativo vai desenvolver ações de apoio, capacitação e fomento a atividades de economia criativa no Forte do Barbalho, que passa a se chamar Forte Serviços Criativos. A previsão é que a incubadora ofereça 30 cursos e atenda 10 mil pessoas em um ano.
O governador destacou a utilização do forte que serviu de prisão e local de tortura de presos políticos durante a ditadura militar (1964-1985) e que passa por restauração para a nova finalidade. “Pela simbologia da criatividade e a liberdade, e por tudo que os regimes autoritários fazem contra essas liberdades, nada melhor que colocar aqui um espaço para incentivar aqueles que querem adentrar a economia por meio da criatividade, área que cresce muito no Brasil e na Bahia”.
Na unidade, os artistas, produtores e agentes culturais poderão participar de cursos e consultorias, além de contar com o apoio na elaboração de projetos e captação de recursos. As incubadoras são centros de inovação e empreendedorismo voltados para a promoção de interação multisetorial entre os agentes e instituições governamentais, bancos e universidades. Também são parceiras do programa entidades como o SENAC e o SEBRAE.
“Será um local de sinergia com a economia criativa que já existe e vamos simplesmente ajudar a encaminhar, porque uma boa ideia e um grande talento não bastam para a gestão de um negócio”, afirmou a ministra Marta Suplicy.
Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo
O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…