Home Cotidiano Economia Bahia discute ampliação do crédito para fortalecer agroindústrias familiares
Economia - 13 horas atrás

Bahia discute ampliação do crédito para fortalecer agroindústrias familiares

Governador se reúne com representantes de cooperativas e bancos para traçar estratégias de apoio ao pequeno agricultor

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, reuniu-se nesta quinta-feira (9) com representantes de instituições financeiras, cooperativas e entidades ligadas ao setor agrícola para debater o fortalecimento das agroindústrias familiares no estado. O principal foco do encontro foi a criação de estratégias que facilitem o acesso a linhas de crédito produtivo e impulsionem o desenvolvimento das pequenas agroindústrias, setor que já conta com 400 unidades em funcionamento e recebeu R$ 1,1 bilhão em investimentos entre 2023 e 2024.

Durante a reunião, foram destacados desafios que dificultam o crescimento das agroindústrias familiares, como a burocracia no acesso ao crédito, a ausência de garantias adequadas para financiamentos e a necessidade de ampliar a capacitação dos produtores. Representantes das cooperativas solicitaram soluções que descompliquem os processos e viabilizem mais rapidamente o capital de giro. Juscelino Macedo, presidente da Coopatan, ressaltou o impacto positivo do apoio governamental, mas apontou a urgência de mais recursos para impulsionar a produção.

O governador Jerônimo Rodrigues destacou a importância do diálogo com agentes financeiros para fortalecer a parceria entre o estado e as cooperativas. “O estado tem feito investimentos significativos, mas, com essa união, podemos avançar ainda mais. O trabalho conjunto garantirá mais recursos para que os pequenos agricultores prosperem, gerem emprego e renda. Este é apenas o começo. Vamos criar um calendário para monitorar e implementar as medidas necessárias”, afirmou.

O encontro contou com a participação de secretários estaduais e dirigentes de bancos, como Wagner Rocha, do Banco do Nordeste, e Sâmio de Carvalho, da Caixa Econômica. Também participaram representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário e, virtualmente, Maria Coelho, diretora do BNDES. A criação de um fundo garantidor para facilitar financiamentos e a ampliação da infraestrutura rural estão entre as propostas em análise para estimular ainda mais a agricultura familiar na Bahia.
Noticia10

Check Also

Linhares avança com projeto de macrodrenagem para acabar com alagamentos no bairro Interlagos

O prefeito de Linhares, Lucas Scaramussa, esteve no bairro Interlagos na última terça-feir…