Home Últimas Notícias Institucional Bahia amplia assistência à saúde com novo complexo no Hospital Regional de Juazeiro
Institucional - 5 horas atrás

Bahia amplia assistência à saúde com novo complexo no Hospital Regional de Juazeiro

A saúde pública na região Norte da Bahia deu um importante salto nesta segunda-feira (18) com a inauguração do novo complexo do Hospital Regional de Juazeiro (HRJ). Com um investimento de R$ 70,7 milhões em obras e equipamentos, a unidade agora conta com uma maternidade referência para gestações de alto risco, além de novos leitos de internação adulto e pediátrico e emergências geral e obstétrica, reforçando o atendimento de alta complexidade na região.

Com a expansão, o HRJ quase dobrou sua capacidade, passando de 180 para 358 leitos, incluindo os primeiros leitos de UTI Neonatal e Pediátrica de Juazeiro. As melhorias incluem 10 leitos de Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (UCINCo) e cinco de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (UCINCa), além de 60 leitos para internação cirúrgica e 60 clínicos/obstétricos. A intervenção também envolve a construção de um novo prédio com cinco pavimentos, equipado com centro cirúrgico, laboratório de análises clínicas e um banco de leite, entre outras estruturas.

Durante a inauguração, o governador Jerônimo Rodrigues destacou a abrangência das melhorias em toda a Bahia. “Estamos ampliando hospitais em diversas regiões, como Alagoinhas, Jacobina e Teixeira de Freitas. Toda a Bahia está sendo coberta por unidades de alta complexidade,” afirmou. A secretária estadual de Saúde, Roberta Santana, reforçou a importância do projeto: “Mais do que dobrar os leitos, entregamos uma maternidade de qualidade e fortalecemos o atendimento pediátrico na região do Vale do Médio São Francisco.”

Além do impacto direto na saúde da população, o HRJ se torna um importante polo de empregos, com 658 novos profissionais contratados, elevando o quadro total para 1.688 funcionários. A entrega também inclui uma nova ambulância e o Núcleo Regional de Saúde Norte, com investimento de R$ 1,5 milhão, que irá coordenar atividades de regulação e vigilância em saúde para 28 municípios baianos e 27 pernambucanos.

A ampliação do HRJ não apenas melhora o acesso a serviços essenciais, mas também simboliza um marco na descentralização da saúde de alta complexidade na Bahia. Para o diretor do Núcleo, Pedro Alcântara, a obra fortalece a integração entre saúde curativa e preventiva, beneficiando milhares de pessoas e garantindo atenção integral à saúde na região.
Noticia10

Check Also

Mucuri: Loja Maçônica União Mucuriense, realiza evento impactante em apoio ao Novembro Azul

A Loja Maçônica União Mucuriense – 3205, do Oriente de Mucuri, Bahia, promoveu uma s…