BA: Secti e municípios se reúnem para discutir ações em ciência, tecnologia e inovação
Dialogar sobre o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação (CT&I) para que os municípios se tornem mais inovadores, autossustentáveis e inteligentes. Esse foi objetivo principal do primeiro encontro dos municípios que aderiram à Rede Inova Cidade, criada para incentivar a municipalização das ações de CT&I e executada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia (Secti). O programa visa à promoção de uma cooperação entre o Estado e as prefeituras para a elaboração e a implementação de políticas que impulsionem ações que transformem as cidades em inovadoras, empreendedoras e tecnológicas.
As prefeituras que fizerem parte da rede terão acesso a projetos, editais da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) e cursos de capacitação para a população. O secretário da Secti, André Joazeiro, destaca que a integração do Estado com as localidades é importante para o avanço de CT&I em toda Bahia: “é uma rede importante, que vai facilitar a integração dos nossos projetos com os municípios. Também vamos compartilhar boas práticas, discutir ações, implementar espaços para fomentar o empreendedorismo, promover a transformação digital, dentre outras ações.”
Dentro do Inova Cidade, há diversas ações e projetos para os municípios, como o Conecta Bahia, que leva internet gratuita para praças públicas no interior. Todas as cidades baianas podem assinar o Termo de Adesão e se incorporar ao Inova Cidade. Até agora, mais de 100 prefeituras já assinaram o termo. A íntegra do evento está disponível no canal da Secti. Além disso, todas as informações sobre o Programa Inova Cidade, suas chamadas, iniciativas e como fazer a adesão à rede podem ser encontradas no endereço www.inovacidade.ba.gov.br.
Noticia10/secomBA
Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo
O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…