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Educação - 26 de agosto de 2014

BA: Secretaria realiza workshop sobre educação científica no Instituto Anísio Teixeira

 

Estabelecer um diálogo entre a academia e a educação básica da rede estadual de ensino, na perspectiva de abordar a formação do professor. Com essa proposta, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia realiza, até esta terça-feira (26), durante todo o dia, o V Workshop de Educação Científica, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), localizado na Avenida Paralela, em Salvador.

A abertura do encontro ocorreu, na segunda (25), com a participação do secretário estadual Osvaldo Barreto, além de representantes das universidades estaduais e institutos de estudo da ciência, a exemplo da Academia de Ciências da Bahia (ACB) e Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz).

Voltado para os professores da rede, o workshop debate a importância da interdisciplinaridade na formação do educador. “Nós sempre procuramos mecanismos para capacitar o docente, otimizando o processo de ensino e de aprendizagem da ciência nas escolas. A parceria com as universidades é fundamental para apresentarmos o que precisamos”, disse o secretário.

A coordenadora geral do projeto Ciência na Escola, iniciativa da Secretaria da Educação, Shirley Costa, falou sobre a resposta dos educadores aos workshops realizados. “Em dois anos de Ciência na Escola, debatemos as diversas formas de como o professor pode atuar na sua disciplina, e a recepção tem sido ótima”.

Um dos participantes do encontro, o professor de química do Colégio Estadual Professora Simone Simões Neri, da cidade de Inhambupe, Edson Bragança, destacou a importância de o professor estar atualizado com os novos métodos de ensino. “Os projetos nos dão uma nova forma de trabalhar as disciplinas nas escolas. No colégio também estão mais dois professores da área, que atuam comigo. Vamos debater os conceitos”.

Durante o evento, foi lançado o segundo livro do projeto, que recebeu o título ‘Programa Ciência na Escola: Bahia, Brasil: vida, natureza e sociedade’. Segundo a professora do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo (USP) e coordenadora de conteúdo, Sueli Ângelo Furlan, a publicação “traz abordagem interdisciplinar, com temas da atualidade voltados para o letramento científico”.

Ela afirmou que o livro “dá a possibilidade de o aluno estudar por meio de métodos investigativos, exploratórios, resolvendo problemas e desvendando questões da ciência, que estão no mundo e que a gente é capaz de aprender”,

Em paralelo ao workshop, atividades também são desenvolvidas em unidades da rede escolar. Um exemplo é a IV Feira de Ciências e da Mostra Cultural do Colégio Polivalente de Itanhém, realizada na segunda-feira na escola. O objetivo da atividade foi mostrar à comunidade escolar o trabalho de investigação executado pelos alunos em 2014, além de estimular a valorização do conhecimento científico e tecnológico interdisciplinar.

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