Home Entretenimento BA: Participação social no MinC é tema de evento na Bahia
Entretenimento - 14 de abril de 2015

BA: Participação social no MinC é tema de evento na Bahia

 

Debater com a classe artística a participação social no Ministério da Cultura (MinC) é o que prevê o ‘Diálogos em Rede’, evento promovido pelo governo federal, por meio da Secretaria de Articulações Institucionais. Na primeira edição do encontro, que é realizado simultaneamente com a 3ª Caravana da Cultura no Nordeste, o Teatro do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), em Salvador, reuniu produtores culturais e representantes de grupos sociais, que discutiram o cenário cultural e digital do País, na manhã desta segunda-feira (13). O evento foi transmitido ao vivo pelo site do MinC e pelo site do Irdeb.

“Este é um momento em que o Ministério da Cultura se coloca ouvindo a sociedade para redesenhar as suas estruturas de participação. Nós temos conselhos, conferências, canais pelos quais a cidadania possa participar ainda mais no Brasil. Estamos fazendo esses encontros para recolher contribuições, informações para melhorar”, explica o secretário de Articulações Institucionais, Vinícius Wu.

A atual edição do ‘Diálogos em Rede’ contempla a região Nordeste. Os encontros serão realizados também nas outras regiões do País. Após a conclusão do evento, um documento será produzido para a reformulação e ampliação da participação social nos Sistemas MinC. Entre as novidades está prevista a criação do Gabinete Digital do Ministério da Cultura, que ainda não tem formato estipulado.

Criatividade

Para alguns artistas presentes no evento, a exemplo do cantor e compositor Carlos Pita, o cenário necessita de uma atenção especial. “No âmbito da música, principalmente, a gente está precisando discutir a questão da criatividade brasileira porque a cultura se afastou muito da educação. Essa busca de diálogo é muito positiva. A gente tem que entender que o passo importante é o desenvolvimento da cultura saudável. Desejo que todos tenham acesso à cultura”.

Participaram do debate o secretário de Articulações Institucionais, Vinícius Wu, que representou o ministro da Cultura, Juca Ferreira; o secretário de Fomento e Incentivo à Cultura, Carlos Paiva; o secretário do Audiovisual, Pola Ribeiro; e o professor e pesquisador de Comunicação e Política da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Wilson Gomes.

“Esses projetos cobram e trazem luz a algumas discussões, a algo que não foi percebido, e a gente passa a saber o que priorizar. É um evento que não resolve de imediato todas as demandas, mas amadurece as relações do Estado com a sociedade”, afirma Pola Ribeiro.

Check Also

São Mateus: Há 20 dias das eleições, pesquisa aponta Carlinhos Lyrio como favorito para prefeito

Há 20 dias das eleições municipais, o candidato Carlinhos Lyrio (Republicanos) desponta co…