BA: Metade das cidades do Estado contam com Guarda Municipal. No Brasil só quatro estados têm essa condição
Mais da metade dos municípios baianos, 51,3% ou 214 cidades, tinham Guarda Municipal em 2023, destacando a Bahia como o quarto estado com maior proporção de Guardas Municipais no Brasil. Esse crescimento é parte de uma tendência nacional, mas o avanço baiano é notável: 23 cidades aderiram ao sistema entre 2019 e 2023, um aumento de 12%, segundo dados do IBGE.
Com um efetivo de 9.524 guardas, a Bahia possui a terceira maior força municipal do país, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro. A atuação dos guardas baianos se concentra principalmente na proteção de bens públicos, como escolas e hospitais, com 93,5% dos municípios reportando esse tipo de atividade. Além disso, 83,2% dos municípios utilizam a Guarda Municipal para patrulhamento de vias públicas e 81,3% para assistência à população.
A utilização de armamentos pelos efetivos varia entre as cidades baianas. Em 101 municípios, os guardas usam apenas armas não letais, enquanto em 39,3% das cidades os efetivos não têm acesso a qualquer tipo de arma. No entanto, em 13,6% dos municípios, os guardas municipais possuem armas de fogo, refletindo diferenças nas políticas de segurança locais.
O aumento expressivo das Guardas Municipais na Bahia reflete a busca por mais segurança e apoio à comunidade local, fortalecendo o papel desses agentes como linha de frente em atividades preventivas e de proteção patrimonial, numa realidade que cada vez mais envolve o poder público municipal no combate a crimes e na manutenção da ordem pública.
Noticia10
Mucuri: Loja Maçônica União Mucuriense, realiza evento impactante em apoio ao Novembro Azul
A Loja Maçônica União Mucuriense – 3205, do Oriente de Mucuri, Bahia, promoveu uma s…