BA: Inscrições para o X Encontro de Economia Baiana podem ser feitas até dia 14
As inscrições para o X Encontro de Economia Baiana (EEB) estão abertas até 14 de setembro por meio do site do evento. Com o tema ‘Planejamento e Estratégias de Desenvolvimento – Homenagem ao Centenário de Rômulo Almeida’, o encontro reunirá especialistas para debater, nos dias 18 e 19, caminhos para o planejamento no estado e no país. O evento acontece no Gran Hotel Stella Maris, no bairro de Stella Maris, em Salvador.
A abertura do X EEB será realizada pelo economista por Wilson Cano, professor do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que vai falar sobre ‘Planejamento e Estratégias de Desenvolvimento’, no dia 18, às 10h. Wilson Cano é doutor em Ciências Econômicas, membro vitalício do Conselho Curador da Fundação Economia de Campinas e consultor da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Desenvolvimento Econômico, Economia Brasileira, Economia Latino-americana e Economia Regional, e já publicou diversos livros e artigos nessas áreas.
O EEB inova nesta edição e apresenta o ‘Fórum de Tendências’, empresarial, que abrirá espaço para a discussão entre representantes do setor privado sobre a economia baiana, as tendências e desafios dos setores. No dia 18, às 17h, os empresários Zenilton Mira, da empresa CBPR, Luciano Candemil, da Austral Logística, e João Ramos, do Grupo Limiar, vão falar também sobre suas experiências como empresários e como avançaram e consolidaram suas marcas no mercado.
A programação do X EEB inclui a mesa redonda ‘Rômulo Almeida e o Desenvolvimento Brasileiro e Baiano’, uma homenagem ao centenário do economista baiano, no dia 19, às 10h15. Participam desta conversa Eduardo Almeida, do Sítio Tapera, Fernando Pedrão e Ihering Alcoforado, ambos da Universidade Federal da Bahia (Ufba). Os debatedores devem resgatar e atualizar as contribuições de Rômulo Almeida para o planejamento e o desenvolvimento.
Na palestra de encerramento, Carlos Henrique Horn, economista da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e presidente da Associação Brasileira de Direito e Economia (ABDE) e do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), vai falar sobre dilemas do financiamento do desenvolvimento e o sistema de fomento brasileiro, no dia 19, às 15h45.
Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo
O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…