Home Últimas Notícias Institucional BA: I Fórum de Economia Circular reúne especialistas para debater gestão de resíduos sólidos
Institucional - 24 de novembro de 2023

BA: I Fórum de Economia Circular reúne especialistas para debater gestão de resíduos sólidos

Desta quinta-feira (23) até sábado (25), Salvador sedia o I Fórum Nordeste de Economia Circular (FNEC), realizado pelo Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), em parceria com o movimento Reinventando Futuros e o Instituto IDI. Com o objetivo de fomentar o debate e o alinhamento de estratégias e práticas relacionadas à gestão de resíduos sólidos, o evento teve sua abertura oficial realizada na manhã desta quinta-feira (23), no auditório do Senai Cimatec, com a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado da Bahia, Angelo Almeida, e do vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior.

O evento se consolida como um catalisador para a mudança, moldando a narrativa e as ações em direção a um futuro mais sustentável e alinhado com os princípios fundamentais da economia circular e contribui com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). A economia circular não apenas visa à sustentabilidade ambiental, mas também impulsiona inovações econômicas e sociais, promovendo um equilíbrio essencial entre crescimento econômico e conservação ambiental. O conceito inovador reorienta a dinâmica de produzir, consumir e gerir resíduos.

Sob esse ponto de vista, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Angelo Almeida, destaca a importância de ter um evento como este na agenda do Estado. Para a Bahia que já atrai os olhares do mundo todo pelas suas matrizes de energia renovável, limpa, abundante, segura e barata. “Cabe ao Estado pensar em um fórum como esse, não só assumir o protagonismo, que já existe, mas para que a gente possa fazer mudanças de conceitos, conversar com a sociedade e fazer com que seja colocado luz sobre esse conceito que, inclusive, tem aderência com as ODS, com os objetivos de economia sustentável”, pontuou o titular da SDE.

“A economia circular é uma pauta mundial, ambiental da década. E este evento é um chamado para que a gente possa entender como fazer juntos, através das trocas e das discussões, como é que a gente vai fazer para ter um futuro regenerativo”, pontuou Lídice Berman, idealizadora do evento e representante do IDI. Segundo ela, o fórum mostra que a criatividade brasileira, do nordeste e da Bahia é uma ferramenta valiosa, essencial e importante para a transição da economia linear – que é a que a gente vive – para a economia circular. “Essa também é nossa bandeira, de que a indústria criativa como uma grande ferramenta aceleradora desse processo de transição”, completou.

Com mais de 150 especialistas de renome internacional reunidos, com 130 horas de conteúdo, o I Fórum de Economia Circular na Bahia tem entrada gratuita e é realizado simultaneamente nos museus de Arte da Bahia (MAB), de Arte Contemporânea da Bahia (MAC), Carlos Costa Pinto, Geológico e ainda na Sala de Arte Cinema do Museu. Durante os três dias, serão realizadas palestras, palco podcast, painéis, mesas de debate, oficinas, workshops, lab maker, mostra de cinema, feiras e programação cultural. A programação completa do evento está disponível no site nordesteeconomiacircular.com.br.
Noticia10/secomBA

Check Also

São Mateus: Há 20 dias das eleições, pesquisa aponta Carlinhos Lyrio como favorito para prefeito

Há 20 dias das eleições municipais, o candidato Carlinhos Lyrio (Republicanos) desponta co…