BA: Governador Jerônimo Rodrigues anuncia criação de delegacia exclusiva para combate à intolerância racial e religiosa
Em um marco para os direitos humanos, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, assinou nesta quarta-feira (13) a mensagem do projeto de lei que autoriza a criação da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes por Discriminação e Intolerância Racial e Religiosa (Decrin). A cerimônia aconteceu no Centro de Operações e Inteligência (COI), em Salvador, e marca um passo decisivo no combate à discriminação racial e religiosa no estado.
O projeto segue agora para a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) e prevê a instalação de uma nova unidade da Polícia Civil voltada especificamente para investigar crimes de ódio e discriminação. Com uma equipe formada por 12 profissionais – incluindo delegado, escrivães e psicólogo – a Decrin terá a missão de proteger minorias, fortalecer os direitos humanos e resguardar patrimônios culturais e religiosos, sejam eles públicos ou privados.
Sediada em Salvador, a delegacia será subordinada ao Departamento de Proteção à Mulher, Cidadania e Pessoas Vulneráveis (DPMCV) e terá atuação ampliada, prestando apoio às unidades da Polícia Judiciária na Região Metropolitana de Salvador (RMS) e em diversas regiões do interior. Essa cobertura garantirá que denúncias de discriminação e intolerância sejam tratadas com a seriedade e o respaldo legal necessário em todo o estado.
O projeto é uma resposta direta ao aumento dos casos de intolerância e representa um compromisso do governo baiano com a defesa da dignidade humana e dos direitos civis. Em tempos de crescente conscientização social, a criação da Decrin tem forte apelo popular e sinaliza a Bahia como referência nacional no combate à intolerância.
Noticia10
Mucuri: Loja Maçônica União Mucuriense, realiza evento impactante em apoio ao Novembro Azul
A Loja Maçônica União Mucuriense – 3205, do Oriente de Mucuri, Bahia, promoveu uma s…