BA: Governador jerônimo Rodrigues anuncia 8,8 mil novas contratações e reforça rede estadual de educação para 2025
O Governo da Bahia vai reforçar a rede estadual de educação com a contratação de mais de 8.825 profissionais, incluindo professores, coordenadores pedagógicos e técnicos-administrativos. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (6) pelo governador Jerônimo Rodrigues, durante evento no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Gestão Severino Vieira, em Salvador. Além das nomeações, a iniciativa inclui o lançamento da segunda edição do programa “Férias na Escola Com Mais Saber e Sabor”, que oferece atividades culturais e recreativas durante o recesso escolar.
Entre os profissionais contratados, 2.113 foram aprovados no concurso público realizado em 2022, que ofertou vagas para professores e coordenadores pedagógicos. Desses, 1.397 serão nomeados ainda em janeiro, e outros 1.024 profissionais serão convocados por meio de edições do Diário Oficial do Estado (DOE) nesta semana. Segundo a secretária da Educação, Rowenna Brito, a medida zerará o cadastro de reserva do concurso, garantindo que todas as vagas ofertadas sejam preenchidas antes do início do ano letivo de 2025, marcado para 10 de fevereiro.
Além das nomeações de concursados, o governo autorizou a contratação de 5.934 profissionais em Regime Especial de Direito Administrativo (Reda). As vagas abrangem professores de Educação Básica, Profissional e Indígena, além de técnicos e nutricionistas que atuarão na segurança alimentar das escolas. De acordo com Jerônimo Rodrigues, o fortalecimento da rede estadual de ensino envolve não apenas a contratação de pessoal, mas também melhorias estruturais nas escolas, como novas salas de aula, quadras poliesportivas e laboratórios.
O governador também destacou a importância do projeto “Férias na Escola Com Mais Saber e Sabor”, que acontecerá entre 13 e 31 de janeiro. A iniciativa visa proporcionar atividades de arte, esporte, cultura e lazer para os estudantes e a comunidade local em mais de 500 escolas da rede estadual. A superintendente de políticas para os povos indígenas, Patrícia Pataxó, enfatizou que o programa é essencial para a manutenção dos estudantes indígenas nas escolas, garantindo a valorização cultural e o reforço no aprendizado com o apoio de profissionais especializados.
Na primeira edição do programa, em 2024, cerca de 131 mil estudantes participaram das atividades em toda a Bahia. Nesta nova fase, a expectativa é que o número de participantes aumente, com programação oferecida entre 7h e 13h, incluindo duas refeições diárias. “Esse projeto é fundamental, não só para a segurança alimentar, mas também para proporcionar um espaço seguro e produtivo durante as férias escolares, especialmente para aqueles que não têm condições de viajar”, afirmou Rowenna Brito. A inscrição nas atividades pode ser feita diretamente nas escolas participantes, entre os dias 8 e 10 de janeiro.
Noticia10
Brasil anuncia que a Indonésia será o primeiro novo membro pleno do Brics em 2025
O governo brasileiro anunciou nesta segunda-feira (6) que a Indonésia será o primeiro novo…