BA: Frigorífico da agricultura familiar já capta recursos via mercado financeiro
A Cooperativa Regional de Alimentos Bahia, a FrigBahia, localizada no município de Pintadas, no território de identidade Bacia do Jacuípe, a 260 quilômetros de Salvador, é a primeira cooperativa da agricultura familiar da Bahia, a ingressar no mercado financeiro nacional. Por meio da Cédula de Produtor Rural (CPR-F), pessoas físicas e jurídicas já podem acessar essa modalidade de investimento e contribuir para o desenvolvimento da agricultura familiar no estado.
Para apoiar essa iniciativa pioneira entre os empreendimentos da agricultura familiar da Bahia e investir em um título com diversas vantagens competitivas, com rendimentos maiores oferecidos pelo mercado, já que são isentos de Imposto de Renda (IR) e Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), os interessados só precisam acessar o site https://frigbahia.com.br/invista-na-frigbahia/ e seguir as instruções. Todo o processo é eletrônico e online, inclusive coleta de assinaturas, identificação pessoal e validação de documentos. As condições do investimento estão detalhadas no Termo de Adesão e na própria CPR-F.
A CPR-F é um título de crédito previsto em lei e regulamentado pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e pelo Banco Central e emitido por cooperativas agropecuárias, associações ou empresas rurais, como instrumento legal para a captação de recursos. Nessa modalidade de investimento, qualquer pessoa física ou jurídica pode adquirir o título em um processo de emissão simples e sob demanda. A duração do título é de 24 meses para o resgate do capital investido mais a remuneração. A transferência do título pode ser negociada dentro desse prazo, desde que o credor comunique a transação ao emitente.
A FrigBahia possui o maior frigorífico do Nordeste no abate de cortes finos de ovinos e caprinos da marca Fino Sertão. Isso graças aos investimentos do Governo de Estado, por meio do projeto Bahia Produtiva, no valor de mais de R$ 4,4 milhões, aplicados no apoio à produção de caprinos e ovinos, à gestão e à assistência técnica e extensão rural (Ater) e qualificação da agroindústria.
Noticia10/secomBA
Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo
O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…