Home Cidade e Região Bahia BA: Frans Krajcberg é ignorado pelos patrocinadores do tour da tocha olímpica em Teixeira de Freitas.
Bahia - 10 de maio de 2016

BA: Frans Krajcberg é ignorado pelos patrocinadores do tour da tocha olímpica em Teixeira de Freitas.

 

Nascido na Polônia, e no Brasil desde 1948, procurando reconstruir sua vida, após perder toda a família em um campo de concentração, durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) o renomado artista plástico Frans Krajcberg  mais uma vez vivencia o sabor do ignorar uma militância de causa justa, o único nome mundialmente conhecido e igualmente respeitado que adotou de forma explicita a região do extremo Sul da Bahia como residência e inspiração, está radicado desde 1972 mantendo o seu ateliê no município de Nova Viçosa, não foi sequer lembrado pelos promotores/patrocinadores do tour da tocha olímpica que passará pela região. Não que isso tenha deixado mágoas em Krajcberg, nossa reportagem não o encontrou para comentar sua ausência no percurso, a ser realizado no dia 19 de maio, mas no mínimo gera estranheza por parte da população regional.

O trabalho desenvolvido por Frans Krajcberg, além de ser um olhar bastante poético, especialmente sobre a natureza, propõe uma reflexão sobre as principais questões ecológicas, sustentáveis e humana, ferrenho opositor do conhecido “deserto verde” que se tornou a região com a silvicultura do eucalipto e as empresas de papel e celulose, Krajcberg coleciona além de fãs e admiradores ao redor do mundo uma legião de desafetos na mesma proporção. Talvez tenha sido esse o motivo de não o considerarem a altura do evento, merecedor dessa homenagem pois consequentemente um motivo há de ter, o que levaria o nome de um dos maiores artistas da humanidade ainda vivo não ser lembrado para um evento de tamanha envergadura que acontecerá no quintal de sua casa?

Krajcberg representa com a sua arte tudo aquilo que a simbologia encarnada na chama olímpica busca aflorar na humanidade, paz, a união e a amizade, sua arte e suas bandeiras se confundem com os principais atributos contidos na Tocha Rio 2016, revelando elementos da brasilidade como, diversidade harmônica, energia contagiante e natureza exuberante. Ninguém melhor que Frans Krajcberg para saber lidar com tais emoções e reações, ninguém melhor do que aquele que perdeu parte da sua vida sob um regime de repressão para descrever a liberdade contida na chama, somente quem encontrou paz e vida em um ambiente hostil e cinzento de uma floresta queimada saberá sintetizar a diversidade harmônica, a natureza exuberante e a energia contagiante do povo brasileiro. Por isso nossa campanha #achamaprecisadoGRITO.

Check Also

São Mateus: Há 20 dias das eleições, pesquisa aponta Carlinhos Lyrio como favorito para prefeito

Há 20 dias das eleições municipais, o candidato Carlinhos Lyrio (Republicanos) desponta co…