BA: Estudantes Criam Bioplástico Sustentável que Reduz Impacto Ambiental em Tempo Recorde
Três estudantes do Colégio Estadual Nelson Maia, em Ponto Novo, Bahia, desenvolveram um bioplástico inovador, o Plásticuri, utilizando o fruto do licuri, típico da Caatinga. Sob a orientação de João Guirra, as jovens Eduarda Damasceno, Joane Assis e Hillary Rafaela buscaram soluções para minimizar o impacto do plástico no meio ambiente, focando na preservação do rio Itapicuru-Açu.
O projeto começou após uma aula prática que revelou a presença massiva de lixo plástico no rio. Com isso, as estudantes se dedicaram à criação de um material biodegradável que, além de diminuir a poluição, pudesse fortalecer a agricultura familiar. O Plásticuri, feito a partir do licuri, mostrou-se eficiente ao degradar 82% em apenas 28 dias, enquanto o plástico convencional leva séculos.
Os primeiros testes do Plásticuri indicam que ele pode substituir plásticos convencionais, como sacolas plásticas. Com apoio da Secretaria da Educação (SEC) e do Núcleo Territorial de Educação (NTE 25), o bioplástico ainda passará por novas análises, incluindo sua performance em ambientes de alta salinidade e temperatura.
O projeto não só promete reduzir drasticamente o impacto ambiental, como também preservar a palmeira de licuri e fomentar a economia local no semiárido.
Noticia10
Mucuri: Itabatan floresce na primavera, com a Avenida Brasil ganhado o plantio de 50 Ipês rosa
A primavera chegou com um toque especial em Mucuri, onde a Prefeitura Municipal deu início…