Home Últimas Notícias Institucional BA: Estado lança programas CNH da Gente e CNH na Escola. Carteira de habilitação gratuita para jovens e população de baixa renda
Institucional - 2 semanas atrás

BA: Estado lança programas CNH da Gente e CNH na Escola. Carteira de habilitação gratuita para jovens e população de baixa renda

Iniciativa oferece 12 mil vagas, com isenção de taxas, para promover inclusão social e facilitar acesso ao mercado de trabalho.

O Governo da Bahia deu um passo importante para democratizar o acesso à mobilidade e gerar oportunidades para a população de baixa renda. Nesta sexta-feira (21), foram sancionados os programas CNH da Gente e CNH na Escola, que garantem isenção das taxas do Detran-BA para a primeira habilitação, adição ou mudança de categoria. A iniciativa, anunciada pelo vice-governador Geraldo Júnior e pela secretária estadual da Educação, Rowenna Brito, beneficiará especialmente estudantes da rede pública e pessoas cadastradas no CadÚnico. “Esses programas são fundamentais para a inclusão social e para afastar os jovens da criminalidade, oferecendo novas perspectivas por meio do emprego e da educação”, destacou Geraldo Júnior.

A iniciativa reserva 10 mil vagas para o CNH da Gente, sendo 5 mil destinadas a estudantes da rede estadual com mais de 18 anos e participantes do Bolsa Presença, e 2 mil vagas para menores de 17 anos, que poderão iniciar a formação teórica. Além disso, o programa atenderá a população de baixa renda cadastrada no CadÚnico, reforçando o compromisso do governo com a inclusão social. “Muitos jovens nunca tiveram a chance de tirar a CNH por falta de recursos. Agora, terão essa oportunidade, o que é estratégico para o desenvolvimento deles”, afirmou Rowenna Brito.

Os interessados devem atender a critérios como ter mais de 18 anos, residir na Bahia e estar inscritos no CadÚnico. Já os estudantes menores de 17 anos poderão começar a parte teórica, preparando-se para a futura obtenção da CNH. Rodrigo Pimentel, diretor-geral do Detran-BA, ressaltou a importância da medida: “São mais de 12 mil vagas que vão garantir acesso à habilitação para quem mais precisa. Em breve, divulgaremos as regras para inscrição, que será feita pelo portal ba.gov.br”. Com essa ação, o governo baiano reforça seu compromisso com a educação, a inclusão e a geração de oportunidades, facilitando a inserção dos jovens no mercado de trabalho e promovendo a formação cidadã.
Noticia10

Check Also

Mucuri: Município sediará agenda de discussões sobre o futuro dos agentes de saúde na Bahia

Entre os dias 9 e 11 de abril, Mucuri se tornará o epicentro das discussões sobre o papel …