Home Últimas Notícias Institucional BA: Escola de eletricistas oferece capacitação profissional para mulheres
Institucional - 20 de agosto de 2019

BA: Escola de eletricistas oferece capacitação profissional para mulheres


A primeira Escola de Eletricistas para mulheres do norte e nordeste do país foi lançada nesta segunda-feira (19), em Salvador. Desenvolvida pela Companhia de Eletricidade da Bahia (Coelba), a iniciativa tem parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM) e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran BA).

O governador Rui Costa participou do lançamento e comentou a importância do desenvolvimento de ações para a promoção da igualdade de oportunidades entre gêneros.
“Quero parabenizar a Coelba e o Grupo Neoenergia por essa excepcional iniciativa de aumentar, facilitar e estimular a entrada de mulheres no mercado de trabalho, numa atividade que até então tem hegemonia de homens. Que todos nós possamos trabalhar para a construção de uma sociedade de direitos e oportunidades iguais, onde todos possam ser estimulados a ocupar diversas atividades profissionais”, destacou Rui.

O curso possui carga horária de 596 horas e irá formar as profissionais da capital e do interior da Bahia para atuação como eletricistas prediais e em redes de distribuição de energia. Ao fim do curso, as estudantes receberão certificado fornecido pelo Senai e serão inseridos no Banco de Talentos da Coelba para possíveis oportunidades de trabalho.

Segundo o presidente da Neoenergia, empresa responsável pela Coelba, Mario Ruiz-Tagle, a ação faz parte do compromisso em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que colocam a igualdade de gênero como uma das grandes metas globais a serem atingidas até 2030. “É o nosso objetivo ajudar a promover o desenvolvimento das comunidades onde estamos inseridas e isso passa pela equidade nas oportunidades para homens e mulheres”, afirmou.

O Detran BA irá apoiar o projeto com a oferta gratuita de carteiras de habilitação do tipo B, necessária para o exercício da profissão, para as alunas formadas. Já a participação da SPM, explicou a secretária de Políticas para as Mulheres, Julieta Palmeira, envolve o “apoio à escola e a sensibilização das participantes do curso e das servidoras e dos servidores da Coelba na questão da equidade de gênero”.

noticia10/secomBA

Check Also

São Mateus: Há 20 dias das eleições, pesquisa aponta Carlinhos Lyrio como favorito para prefeito

Há 20 dias das eleições municipais, o candidato Carlinhos Lyrio (Republicanos) desponta co…