Home Cotidiano Economia BA: Energia solar é testada para alimentar iluminação pública na Seinfra
Economia - 14 de abril de 2015

BA: Energia solar é testada para alimentar iluminação pública na Seinfra

 

O protótipo de um poste de luz alimentado por energia solar foi instalado, nesta segunda-feira (13), em frente à sede da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), no Centro Administrativo (CAB), em Salvador. Com um painel de captação, bateria de gel e autonomia para acender um poste até quatro dias sem precisar ser carregado pela luz solar, o equipamento proporciona economia direta na conta de luz, já que não produz tarifa no final do mês. Outra vantagem é a economia de energia produzida por hidrelétricas ou termelétricas, fontes escassas ou prejudiciais ao meio ambiente.

“Numa época em que a energia está mais cara, por causa da chuva abaixo do nível recomendado pelo operador nacional, estamos dando valor às energias puras, limpas e renováveis”, afirma o superintendente de Energia e Comunicação da Seinfra, Silvano Ragno. Segundo ele, um poste normal custa cerca de R$ 3 mil, além da conta no final do mês. Já o que é alimentado por energia solar, se comprado em maior escala, pode sair por R$ 5,5 mil. “A diferença no investimento, que pode durar 20 anos, se paga nos cinco primeiros anos, aproximadamente, com a redução no consumo de energia”.

Além da diminuição do consumo de energia oriunda das hidrelétricas e das termelétricas, estas últimas altamente poluentes, Silvano ressalta outra grande vantagem da energia fotovoltaica. “Caso aconteça interrupção no fornecimento de energia elétrica, os postes continuam funcionando porque não dependem da alimentação do sistema operador”.

O diretor de energia da Seinfra, Celso Rodrigues, disse que a tecnologia está sendo testada como forma de divulgação. “Nós queremos fomentar a utilização dessa forma de energia, por meio da captação da luz do sol e transformação em eletricidade de forma autônoma. Este é um momento de alocação para o público. Postes como estes poderão ser utilizados em parques de iluminação pública municipal e agora estamos fazendo esta demonstração”.

Check Also

Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo

O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…