Home Cidade e Região Bahia BA: Em uma ação inédita no mundo, estado cria rede ativa com comunicadores nos 27 territórios.
Bahia - 15 de julho de 2019

BA: Em uma ação inédita no mundo, estado cria rede ativa com comunicadores nos 27 territórios.


Na última semana, de 09 a 12 de julho, em Salvador, capital do estado da Bahia, foi realizado o 1º anima CODETER, uma oficina de formação dos animadores da rede educomunicativa dos colegiados territoriais, com a presença de representantes dos 27 territórios do estado. Com a temática “ território, participação e desenvolvimento sustentável” o evento startou uma reação em cadeia que em uma projeção otimista, no máximo em um ano, será a maior rede colaborativa de comunicação do mundo.

A Rede Educom da Bahia vem se estruturando em todo o estado, num trabalho vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Rural, a rede se articula no contexto de uma política pública denominada Bahia Produtiva, financiada pelo Banco Mundial. “É uma ação experimental, que já nasce com resultados positivos, a proposta é ter esses 27 territórios dialogando e produzindo conteúdos que se complemente e informe aquilo que as mídias tradicionais não tem interesse em mostrar por não entender como comercial” disse o professor Marcelo Rocha

A proposta da rede é contribuir para a qualificação da participação social nos rumos das políticas públicas, por meio da Educomunicação. A Educomunicação é o processo educativo envolvendo educação, comunicação, interação, tecnologias, compartilhamento de conhecimento e produção em forma de autorias coletivas.

1º anima CODETER, promoveu um encontro mais humanizado dos participantes da Rede, que construíram um planejamento de suas atividades, realizaram práticas de reportagem e definiram os papéis de cada integrante. Troca de experiências, rodas de conversas e muitos exercícios práticos fizeram parte da programação da oficina, que contou com a participação de todos os integrantes da Rede. compõem a REDE EDUCOM no Extremo Sul os membros Elton Ray, Vanuza Neves, Sandra Sousa e Neuzivan dos Santos.

“Produzir educação educomunicativa (Educom) é organizar formas de aprender vivendo, criando, questionando de maneira interativa, tendo na autoria seu “motor” de produção de conhecimentos” concluiu professor Marcelo.
noticia10

Check Also

Casagrande transfere capital para São Mateus e fala sobre investimentos estratégicos para a Região Norte capixaba

O governador Renato Casagrande realizou nesta quarta-feira (20) a transferência simbólica …