BA: Consórcio CONSTRUIR vai entrar na briga para administrar o aeroporto de Caravelas.
Entre idas e vinda, o aeroporto de Caravelas, Extremo Sul da Bahia está desde 2015 sob responsabilidade do Governo do Estado da Bahia. O equipamento, que poderia ser um instrumento importante para o desenvolvimento da região do Extremo Sul está desativado e sofrendo com vandalismo e abandono, a espera de interessados para administrar as operações. O aeroporto conta com duas pistas de pouso e decolagem, uma com 1530 metro de comprimento por 50 metros de largura e outra com 1150 metros de comprimento por 50 metros de largura, podendo operar durante o dia ou a noite por aproximação visual e instrumentos
“temos feito desde 2015 uma discussão regional para que os gestores do Extremo Sul as Bahia possam iniciar um debate coletivo para o desenvolvimento. É necessário pensar em equipamentos de infraestrutura que viabilizem a captação de investimentos, e que se planeje a região para o futuro. No início de 2019, tivemos a oportunidade de inserir no PPA do governo do Estado a reativação do aeroporto de Caravelas, inclusive como aeroporto internacional”. Destacou Neuzivan dos Santos, da NeuSS Global Possibilities e representante do Extremo Sul da Bahia na CET (Coordenação Estadual dos Territórios).
Recentemente com a discussão da reativação da ferrovia Bahia-Minas, a proposta de criação de um intermodal (a ferrovia, o porto e o aeroporto de Caravelas) voltou a fazer parte das discussões sobre a infraestrutura necessária para o desenvolvimento da região. A saber, a reativação do aeroporto de Caravelas foi inserida no PPA 2020-2023 (Plano Plurianual) do governo da Bahia, a proposta foi inserida depois de ser a segunda mais votada na plenária do Território de Identidade do Extremo Sul.
Na ultima plenária do Território de Identidade do Extremo Sul, o diretor executivo do CONSTRUIR – Consórcio Público Intermunicipal de Infraestrutura do Extremo Sul da Bahia – Valdey Ferreira, disse que o consócio CONSTRUIR teria manifestado interesse na administração do aeroporto de Caravelas. Questionado por Neuzivan sobre a capacidade técnica por parte do Consórcio para assumir a gestão do aeroporto, Valdey Ferreira foi bem objetivo:
“Temos totais condições de gerir o aeroporto de Caravelas, temos equipe, temos capacidade técnica e acima de tudo, temos o interesse em ver esse equipamento funcionando. Inclusive já demostramos esse interesse junto ao governo do estado, agora, sabendo de que essa demanda foi inserida por vocês do Território no PPA fica ainda mais robusta a nossa reivindicação. É claro que teríamos que buscar fazer estudos outros para atender a demande do Território por completa, uma vez que foi colocado aeroporto internacional. Todavia estamos prontos para fazer esse território decolar a partir do aeroporto de Caravelas”. Disse Valdey.
A proposta é que ainda neste mês de novembro os órgãos colegiados do Território que discutem desenvolvimento possam fazer uma discussão conjunta a respeito do tema e apresentar uma demanda regional referendando o CONSTRUIR como interessando na administração das operações do aeroporto de Caravelas. “Em que pese o aeroporto já ter outros interessados, é de suma importância que possamos construir o desenvolvimento do Território a partir de atores locais, se temos em nossa região todo o Know-how necessário não há porque não oportunizar que estes atuem”. Concluiu Neuzivan dos Santos.
Noticia10
Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo
O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…