Home Cidade e Região Bahia BA: conferências de juventude de Caravelas e Nova Viçosa foram convocadas pela sociedade civil.
Bahia - 1 de setembro de 2015

BA: conferências de juventude de Caravelas e Nova Viçosa foram convocadas pela sociedade civil.

 

 

Considerando as etapas municipais da Conferência de Juventude como dimensão fundamental para agenda política do debate das políticas públicas de juventude, Considerando que os poderes públicos de alguns municípios baianos não convocaram a etapa municipal da 3ª Conferência Estadual de Juventude, no prazo de exclusividade a eles destinados, e Considerando o protagonismo e a articulações das juventudes organizadas, câmara temática/colegiado de Juventude do Extremo Sul da Bahia e Fundação Mamãe África convocaram as  conferências municipais de juventude de Caravelas e Nova Viçosa.

 

Para Rubens Floriano, jornalista e vice-presidente da Fundação Mamãe África não existe um processo de empoderamento juvenil se não houver participação dessa juventude nas questões que tange as suas demandas, “infelizmente nem todos os governantes desenvolveram a sensibilidade necessária para promover a inserção desses jovens nas tomadas de decisão do cotidiano das cidades”. Para Rubens oportunizar que jovens possam ter a oportunidade de ocupar os espaços deles por direito está na essência da Fundação Mamãe África e por tanto o desafio de realizar essas conferências é tido como uma missão de grande valor para futuras ações da Fundação.

 

No Extremo Sul da Bahia apenas quatro municípios tiveram as suas conferências municipais de juventude chamadas pelo poder público, Mucuri, Itanhém, Itamarajú e Teixeira de Freitas, um número muito pequeno quando considerado que são treze o número de municípios que compõe o território de identidade Extremo Sul da Bahia. Caravelas e Nova Viçosa foram escolhidas pela câmara temática/colegiado de Juventude do Extremo Sul da Bahia e Fundação Mamãe África como Cidades a terem suas conferências de juventude chamadas por essas organizações por serem estratégicas no que refere a protagonismo juvenil, Caravelas é considerada o berço cultural e Nova Viçosa o expoente na garantia de direitos das comunidades tradicionais e quilombolas.

 

As conferencia acontecerão respectivamente nos dias 02 e 04 de setembro em Caravelas e Nova Viçosa, apesar do calendário apertado, o coordenador de juventude da câmara temática/colegiado de Juventude do Extremo Sul da Bahia Neuzivan dos Santos acredita que será de grande valia e muito proveitoso esse momento uma vez que essas cidades pulsam cultura e mobilização “ será cansativo, mais entendo que muito interessante, uma vez que estaremos promovendo conferências de juventude nos berços de cultura e movimento do território”. Para Neuzivan a nota triste fica por conta dos municípios, uma vez que seria muito importante que as conferências acontecessem através de convocatórias do poder público.

Check Also

Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo

O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…