BA: Chuvas deixam quase 4 mil desabrigados no Extremo Sul, Rui Costa anuncia linha de crédito para ajudar na reconstrução da região.
As fortes chuvas que atingiram a região do Extremo Sul da Bahia nesta semana deixaram um rastro de devastação por diversos municípios. Jucuruçú, Prado, Itamarajú, Medeiros Neto, Lajedão e Alcobaça foram os mais atingidos. Ao todo, quase 4 mil pessoas estão desabrigadas e outras 100 mil pessoas diretamente atingidas de alguma forma.
Pontes, estradas, rodovias e casas, tudo destruído pelo temporal que foi causado por influencia de um ciclone extratropical formado no Sul do Brasil. Foram mais de 450 milímetros de chuvas, o que provocou um cenário jamais presenciado na região. segundo a Defesa Civil da Bahia, até agora são 3.744 pessoas desabrigadas e outras 6.742 desalojadas, cidadãos que vão precisar de assistência do governo para ter uma moradia temporária.
Desde as primeiras horas de chuvas intensas, já na terça-feira, o governador Rui Costa direcionou todas as atenções para a região, todo o aparato do estado está a serviço de atender as necessidades da população atingida. O governador Rui Costa realizou, desde as primeiras horas da manhã deste domingo (12), uma série de visitas e sobrevoos às principais localidades atingidas pelas fortes chuvas. Rui conversou com prefeitos, moradores e anunciou uma série de outras medidas para além das ações emergenciais em andamento.
O presidente Jair Bolsonaro também sobrevoou as áreas atingidas de helicóptero na manhã de deste domingo. Ele estava acompanhado dos ministros Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional), João Roma (Cidadania), natural do estado, Marcelo Queiroga (Saúde) e Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional). Na oportunidade foi anunciado R$ 5,6 milhões para as seis cidades mais atingidas, o governo federal aguarda a elaboração de um plano trabalho para anunciar outros recursos emergenciais.
O governador Rui Costa afirmou que deve anunciar, nos próximos dias, a abertura de linha de crédito para apoiar a recuperação de comerciantes dos municípios atingidos. “Vamos conversar com a Secretaria da Fazenda e ver qual o apoio que podemos dar para o comércio. Vou me reunir também com a Desenbahia para avaliar uma linha de crédito para essas cidades onde os comerciantes perderam tudo, para que eles possam recomeçar”.
Noticia10
Mucuri: Município realiza ação de conscientização para a saúde masculina no Novembro Azul
A Praça João Carletti, em Itabatan, distrito de Mucuri, foi palco de um evento dedicado à …