BA: Base para o turismo da costa das Baleias, baleia Jubarte saí da lista de animais ameaçados de extinção.
Devido à caça, há cerca de 20 anos, a estimativa populacional das baleias-jubarte em nossa costa era de apenas mil indivíduos, e, desde então, passaram a ser realizados diversos projetos de pesquisa e conservação buscando conhecer e proteger essa espécie. Ação que em 2014, tirou a espécie da lista nacional de animais ameaçados de extinção. As baleias jubarte usam o litoral brasileiro para acasalar, reproduzir e cuidar de seus filhotes, até que eles consigam encarar uma viagem de volta para a Antártica.
Estima-se que essa população que habita nossa costa durante o inverno possua hoje cerca de 20 mil indivíduos e é possível observar esses animais de vida livre em diversos locais do litoral brasileiro, como o arquipélago dos Abrolhos e o litoral da Bahia e do Espírito Santo. Atualmente, diversos projetos em todo Brasil se dedicam à ações de pesquisa e proteção dessas simpáticas e ilustres moradoras do nosso mar, e ainda é preciso muito trabalho e esforço conjunto para que as jubartes encontrem um litoral em condições de recebê-las para reprodução e nascimento de seus filhotes.
Apesar dessa recuperação, ainda é preciso estar atento, pois, durante sua jornada pelos mares, as jubartes enfrentam uma série de riscos: a falta de alimento devido ao aquecimento global – o que as enfraquece para a migração; a colisão com embarcações, emalhe em redes de pesca, contato com água contaminada e resíduos de origem humana, como o plástico, além de que os filhotes ainda correm o risco de se perder da mãe, sua única fonte de cuidado e alimento.
Noticia10/ecoa
Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo
O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…