BA: Ações para reservas extrativistas no Estado são discutidas na Secretaria de desenvolvimento rural.
Com o objetivo de discutir ações para as reservas extrativistas baianas foi realizada, nesta segunda-feira (03), na sede da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador, uma reunião entre o titular da SDR, Jerônimo Rodrigues, e representantes da Comissão Estadual de Fortalecimento das Reservas Extrativistas e dos Povos Extrativistas Costeiros e Marinhos da Bahia (Confrem-BA).
Durante a reunião, Jerônimo Rodrigues, apresentou as estratégias e estrutura da secretaria e ouviu dos representantes da Confrem os principais desafios e demandas das comunidades localizadas nas reservas. A Confrem é uma articulação que representa as quatro Reservas Extrativistas (Resex) da Bahia com 15 mil famílias de extrativistas e de Pescadores e Pescadoras Artesanais do litoral da Bahia, que abrange uma área de 299.164 mil hectares. As comunidades extrativistas das Resex são contempladas com créditos e benefícios governamentais da reforma agrária, que visam promover e fortalecer economicamente as comunidades locais. A ação integra a estratégia brasileira de sustentação dos recursos naturais e de desenvolvimento das economias do Brasil, promovendo ainda a fixação de famílias nas áreas rurais.
Há séculos essas comunidades ribeirinhas se mantêm através de atividades de agricultura familiar, pesca e mariscagem baseadas em técnicas tradicionais, o que vem conferindo à região um ótimo estado de conservação da biodiversidade. E a Resex da Baía do Iguape constituída por comunidades da baía nos municípios de Maragogipe, Cachoeira e São Félix.
Relógio no braço direito ou esquerdo? Especialista desmistifica o mito sobre o lado “certo” para usar o acessório
Há décadas, a questão de qual braço é o mais adequado para usar o relógio de pulso despert…