Home Notícias Educação As cotas são importantes, diz aluno de escola pública aprovado na USP
Educação - 6 de abril de 2016

As cotas são importantes, diz aluno de escola pública aprovado na USP

Como muitos dos calouros aprovados na Poli-USP (Escola Politécnica da Universidade de São Paulo), Willian Moura Nova, 19, fez sua matrícula e foi logo comemorar com outros “bixos” tomando banho de lama. No entanto, o caminho até o curso de engenharia elétrica não foi fácil. Willian sempre estudou em escola pública. Depois de concluir o ensino médio na Etec (Escola Técnica Estadual) Horácio Augusto da Silveira, ele fez dois anos de cursinho pré-vestibular. “Eu acho as cotas importantes, principalmente para igualar [os alunos de escolas particulares e públicas]”, explica o calouro, que não usou a bonificação.
O Inclusp (Programa de Inclusão Social da USP) é uma política de inclusão social, que visa estimular a entrada de estudantes da rede pública na universidade. Entre as medidas do programa, está o sistema de pontuação acrescida. Todos os candidatos que cursaram o ensino médio em escolas públicas podem optar pela pontuação acrescida, que atribui um bônus na nota de 1ª fase e na nota final de classificação.
Willian conta que só pôde evoluir nos estudos no segundo ano de cursinho. “O primeiro ano foi só para aprender o que eu não sabia. Só para tapar este buraco na minha formação”, conta. Agora já aprovado, Willian quer aproveitar a festa. “A recepção é muito legal. Trouxe outra roupa e vou ficar aqui o dia todo”, conta.
Noticia10/uol

Check Also

Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo

O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…