Home Entretenimento Artista brasileiro desenha “almas” em locais abandonados de diversos países
Entretenimento - 20 de outubro de 2014

Artista brasileiro desenha “almas” em locais abandonados de diversos países

 

No ano 2000, o brasileiro Herbert Baglione grafitou uma sombra no estacionamento de um supermercado em Porto Alegre e a fotografou. Esse seria o protótipo do que se tornaria o projeto “1000 Shadows” [mil sombras, em inglês], que reúne grafite, fotografia e a relação entre o desenho e a arquitetura.

“Após ter comprado minha primeira câmera fotográfica analógica, minha forma de ver as coisas na rua mudou, porque eu não me interessava somente em pintar algo na parede e tirar foto, queria experimentar novos filmes, ângulos e lugares”, contou Baglione. “Naquele momento, a fotografia se tornava um novo elemento da leitura e do entendimento, não apenas do meu trabalho, mas principalmente da arquitetura e de todo entorno.”

O projeto ganhou repercussão na internet quando Baglione postou fotos do “1000 Shadows” em um manicômio abandonado em Parma, na Itália. “Aconteceu uma espécie de bombardeio psicológico contra mim pelo trabalho que havia feito no manicômio. Dezenas de Italianos indignados pelo fato de eu ter pintado em um lugar completamente abandonado e que deveria ser um patrimônio histórico conservado. Recebi muitos insultos preconceituosos e racistas e isso me motivou a fazer algo maior.”

Em agosto, Baglione fez na catedral Notre Dame, da cidade francesa de Celles Sur Belle, o que considera ser o seu trabalho mais importante até o momento: uma instalação sobre o caminho que as almas tomam. Na obra, o artista deixou o grafite de lado e usou outros materiais como folhas para marcar suas sombras.

Check Also

São Mateus: Há 20 dias das eleições, pesquisa aponta Carlinhos Lyrio como favorito para prefeito

Há 20 dias das eleições municipais, o candidato Carlinhos Lyrio (Republicanos) desponta co…