Home Cidade e Região Minas Gerais Araçuaí: Tradicional Festa do Rosário celebra a cultura negra e popular
Minas Gerais - 23 de outubro de 2018

Araçuaí: Tradicional Festa do Rosário celebra a cultura negra e popular

Moradores, turistas e fiéis se reuniram no domingo (21/10/2018) em Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, para manter viva uma tradição de quase 150 anos. Mais que um evento religioso, a Festa do Rosário é a celebração de duas culturas que encontraram a harmonia por meio da música, da dança, das cores e da fé.

A tradicional Festa comemora em 2018 os 104 anos de reconhecimento da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos como templo católico agregando diversas atividades populares transformando o Alto do Rosário em um importante espaço de interação sociocultural.

De origem católica, a devoção a Nossa Senhora do Rosário ganhou força no Brasil com os rituais e simbologias africanos, personificados nas congadas. Em Araçuaí, a festa é uma das manifestações mais antigas da cidade e preserva a identidade negra do município.

Eles são pedreiros, donas de casa, comerciantes, gente simples do povo que no dia da festa se transformam em membros da Corte. Vestidos a caráter, Rei e Rainha são conduzidos pelos Tamborzeiros do Rosário. Durante o trajeto, o casal é acompanhado de perto pelas juízas, caixeiros, moças e capitães. Eles são tratados com muita honra e respeito. Quando o cortejo chega à secular igreja do Rosário, e também na saída, o casal recebe as saudações oficiais realizadas pelos alferes da espada, da bandeira, e do pontão.

A Igreja do Rosário dos Homens Pretos é o único patrimônio material construído por negros escravizados no século XVIII de pé na região de Araçuaí. A construção é uma evidência da arquitetura colonial mineira e da cultura afro-brasileira que resiste até nossos dias por meio de ações culturais como a Festa do Rosário dos Homens Pretos. A Festa se inicia no final de outubro com o levantamento do mastro e tem o seu ponto alto no dia 21 com a tradicional coroação dos “reis de festa” que este ano foram os irmãos Pedro Wilson Almeida Pereira e Maria Betânia almeida Pereira.

É um momento de devoção e de alegria. A festa reúne centenas de pessoas vindas dos mais diferentes lugares para saudar a Virgem do Rosário. A celebração ocorre desde o século XVIII. Os festejos terminam com a retirada do mastro pelos membros da irmandade e pela devolução da imagem da santa, que segue em procissão da igreja Matriz para a Igreja do Rosário. A cerimônia ocorrerá na próxima sexta-feira (26).
Noticia10/ascom

Check Also

Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo

O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…