Araçuaí: proposta de mandato popular faz de Leandro do MAB um dos nomes forte para vereador do município.
A lista de pré-candidatos a vereadores no município ganhou um nome popular, atuante e competitivo para as eleições do ano que vem, o mobilizador social Leandro Rodrigues ou Leandro do MAB, como é conhecido. Militante do MAB – Movimento dos Atingidos por Barragem – Leandro é tido como o nome que representa bem o sentimento de mudança para o legislativo de Araçuaí, tanto que surge a partir de uma proposta de mandato coletivo formada pela união de diversas frentes sociais.
“Estamos mobilizando e organizando essas frentes populares aqui em Araçuaí e em todo o Vale do Jequitinhonha, precisamos de um programa inclusivo, principalmente com as minorias e os PCTs (povos e comunidades tradicionais), temos um grande desafio que é retomar os rumos do país sob uma ótica popular e inclusiva. Então, temos feito um debate programático que não esteja pautado apenas pelo processo eleitoral, mas não podemos fingir que não teremos eleições ano que vem, portanto fico grato por meu nome fazer parte dessa agenda.” disse Leandro do MAB.
Filho de agricultores familiares, Leandro tem uma vasta lista de atuação que o credencia a ser o nome das frentes populares para concorrer a uma vaga na câmara de vereadores de Araçuaí no ano que vem. Forjado nas trincheiras dos movimentos estudantis e das pastorais, Leandro do MAB tem uma série de desafios junto aos coletivos que mobiliza, participa ou representa, como o CONDEMA – conselho municipal de meio ambiente – e o projeto veredas sol e lares no qual é pesquisador popular. Leandro ainda é ativista dos coletivos Frente Brasil Popular, Comunicações Populares e Coletivo Comunicadores do Vale, mais sabe que o seu maior desafio ainda é pelo MAB, onde é coordenador regional.
“Temos ainda muito a percorrer, precisamos resistir uma vez que somos uma jangadinha contra os transatlânticos do dinheiro, é uma luta suja e desigual, mais não é impossível de se lutar e vencer, temos por exemplo aprovação da PEABE – política estadual dos atingidos por barragens e outros empreendimentos – como uma demanda urgente, e não vamos abrir mão da nossa essência motivados por vaidade ou egoísmos, não sou um projeto, sou parte de um projeto, o projeto é melhores dias pra nossa gente sofrida e aguerrida” concluiu Leandro do MAB.
Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo
O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…