AM: Obra missionária da Congregação de Dom Orione em Novo Aripuanã é uma referência de fé e ação
No dia 20 de agosto de 2022, na presença do Superior Provincial, padre Josumar dos Santos, os missionários orionitas receberam de dom Zenildo Luiz Pereira da Silva, bispo da Diocese de Borba, o compromisso de cuidar pastoralmente da Área Missionária Santo Antônio Maria Claret. Há um ano, a obra missionária está presente no Estado do Amazonas, no coração da Amazônia, atendendo ao histórico apelo da Igreja, por meio do Papa Francisco, que convoca a Igreja a assumir um rosto amazônico.
A frente deste trabalho está o Padre Pedro Júnior Pereira Vila Nova, sacerdote da Congregação de Dom Orione desde 2008. Atualmente, juntamente com padre Flaviu Enache, sacerdote orionita romeno, e o religioso estudante Natanael Cominoti da Conceição: “Cada lugar de missão tem seus desafios e a Congregação orionita gosta de desafios, pois atende a um clamor, consola uma dor. Na missão de Novo Aripuanã acredito que o fator distância é o grande desafio, pois estamos longe de Manaus! Da capital do estado do Amazonas a Novo Aripuanã são cerca de 30 horas de barco”. Afirma o Padre Pedro.
A distância também impacta no trabalho missionário! Existem comunidades que são distantes da cidade de Novo Aripuanã. Algumas estão à beira do Rio Acari e são comunidades bem simples, sem energia elétrica. A educação escolar não é fácil, pois o professor tem que ir e ficar lá o mês todo. Em muitas comunidades, não existe o templo da igreja, e as missas e os ensinos precisam ser feitos a sombra de uma árvore. Os religiosos, por vezes, adaptam um banco ou uma mesinha e os transformam em altar: “Acredito que o Espírito de Deus, deseja que sejamos uma presença profética, fecunda, desprendida das estruturas e confiante na Providência do Pai do Céu, como viviam os primeiros cristãos”. Concluiu o Padre Pedro.
Noticia10
Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo
O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…