Home Notícias Educação Alunos da UFES desenvolvem energia limpa e concorrem a prêmio nacional
Educação - 30 de outubro de 2018

Alunos da UFES desenvolvem energia limpa e concorrem a prêmio nacional

Um grupo de alunos de engenharia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), que integram a startup Cinetics Energy, está na final do edital de energia do Prêmio Shell Iniciativa Jovem, ao qual concorrem 10 empreendimentos de todo o Brasil. Eles, que são a única equipe capixaba a participar do prêmio, desenvolveram um projeto que usa energia cinética gerada pelo movimento de veículos para reduzir a necessidade de uso de combustível deste mesmo veículo.

No próximo dia 5 de novembro, após meses de capacitação, mentorias e tutorias por parte da equipe do programa, os alunos apresentarão o projeto na Feira de Negócios do Shell Iniciativa Jovem, que acontece no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, e podem ganhar o prêmio de R$ 15 mil destinado à startup vencedora, para continuar investindo no empreendimento. Já no mês de janeiro, ao final do programa, a Cinetics Energy pode levar para casa o “Selo de Empreendimento Sustentável” e ainda entrar para a “Rede de Empreendimentos Sustentáveis”, que hoje conta com mais de 120 empresas ativas.

A startup é formada por seis alunos das engenharias de Petróleo, de Produção e da Computação, da UFES; um estudante de Engenharia Mecânica do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) e uma doutora em Engenharia Agrícola. O projeto sustentável foi idealizado no início do ano e atingia aos requisitos para a participação no prêmio. A classificação entre as melhores foi uma surpresa, segundo o diretor executivo Antônio Martins.

“Nosso projeto consiste na conversão da energia cinética em energia elétrica para veículos terrestres e aeronaves, diminuindo o consumo do combustível. Essa ideia nasceu de desenvolver algo sustentável, trabalhando com energia limpa, de baixo carbono, viável economicamente. Nossa proposta atingia os requisitos do editar da Shell, tentamos e foi uma surpresa! Nossa ideia em julho ainda era embrionária e hoje estamos conseguindo desenvolvê-la”, afirmou o diretor executivo, que está no último período de Engenharia de Petróleo e tem formação complementar em Engenharia Mecânica Energética pela Université de Valenciennes, na França.

O Edital de Energia Shell Iniciativa Jovem contou com 80 inscrições vindas de todo o Brasil e foram 10 selecionados que, durante 5 meses, participam de rodadas de negócios, recebem tutorias, mentorias e oficinas gerenciais para alavancarem suas startups, tais como Automatização de Processos, Desenvolvimento Ágil, Design Thinking, entre outras.

Ao final, os empreendimentos aprovados na Banca de Auditoria levam para casa o Selo de Empreendimento Sustentável e ainda entram para a Rede de Empreendimentos Sustentáveis, que hoje conta com mais de 120 empresas ativas. Além disso, o empreendedor que mais tiver desenvolvido o seu negócio, leva para casa um prêmio no valor de R$ 15 milpara continuar investindo em sua startup. No dia 5 de novembro haverá uma Feira de Negócios aberta ao público e gratuita no Museu do Amanhã, na qual os empreendedores apresentarão suas startups e negócios desenvolvidos durante o Programa.
Noticia10/ascom

Check Also

São Mateus: Há 20 dias das eleições, pesquisa aponta Carlinhos Lyrio como favorito para prefeito

Há 20 dias das eleições municipais, o candidato Carlinhos Lyrio (Republicanos) desponta co…