alternativas sustentáveis para substituir o absorvente íntimo
Muitas marcas, todos os dias, investem em produtos que prometem agredir menos o meio ambiente. Exemplo disso são as empresas fabricantes de absorventes íntimos, que mudaram radicalmente a linha de produção por questões sustentáveis, mas também para deixar as mulheres cada vez mais confortáveis durante o período menstrual.
Outro aspecto importante é que alguns tipos de absorventes tradicionais podem causar reações alérgicas e irritações no canal vaginal e novas tecnologias, aliadas à saúde, são sempre bem-vindas. Por isso, foram criadas algumas alternativas sustentáveis para substituir o absorvente íntimo tradicional, como a calcinha absorvente, coletor menstrual, absorvente de pano e esponja menstrual.
Para tirar todas as suas dúvidas sobre uso, lavagem e manutenção de alguns tipos de absorventes íntimos sustentáveis, conversamos com a Dra. Ana Carolina Lúcio Pereira, ginecologista, membro da Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia) e especialista em Ginecologia Obstetrícia pela Associação Médica Brasileira.
Tipos de absorvente sustentável:
Calcinha absorvente: É uma peça de roupa íntima comum com algumas camadas de tecido antimicrobiano que conseguem bloquear odores da menstruação e absorvem o fluxo menstrual. Além de manter o pH da vagina equilibrado, permite que a região íntima respire de forma adequada e diminui o risco de infecções. É ideal para quem tem o ciclo irregulares. Para fluxo intenso, o indicado é escolher calcinhas com absorvente de maior captação.
Esponja menstrual: a única da lista que não é reutilizável e deve ser trocada após seis horas. Feita de um material maleável com alta absorção, a esponja menstrual funciona como o absorvente tradicional, mas consegue se encaixar ao canal vaginal e evita vazamentos. É livre de compostos químicos e não causa alergias. Uma das vantagens é que pode ser usada durante as relações sexuais.
Coletor menstrual: é um pequeno copo de silicone bem maleável feito para se ajustar no canal vaginal, tem o objetivo de reter o fluxo menstrual e evitar vazamentos. Como fica concentrado no copo, o sangue não tem contato com o ar e isso evita odores indesejáveis. Indicado para quem tem alergia a absorventes convencionais. É preciso retirar o coletor a cada seis horas e higienizá-lo com água e sabão neutro.
noticia10/saudemulher
Teófilo Otoni: Sob Pressão, prefeito Coronel perde mais uma, e “tiro” na tentativa de “golpe” no Bom Samaritano sai pela culatra
Menos de um mês após assumir a Prefeitura de Teófilo Otoni, o Coronel Marinho já enfrenta …