Alegre: cidade vai formar técnicos para ofertar cães-guias a deficientes
Alegre inaugurou no início do mês o primeiro Centro de Formação Técnica de Formadores e Instrutores de Cães Guia do Brasil, em funcionamento no Campus do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). O investimento é do governo federal, através do programa Viver sem Limites, que garantirá aos deficientes visuais alternativa para conquista da autonomia na mobilidade diária.
De acordo com informações, mais de 100 mil pessoas no Espírito Santo enxergam com dificuldade ou perderam definitivamente a visão. Enquanto isso, há menos de 100 cães-guias no estado. A complexidade da questão aumenta em âmbito nacional, daí o investimento de R$ 21 milhões em sete estados brasileiros para estruturar centros de formação. O de Alegre é o primeiro a ser inaugurado.
“É um desafio trazer professores, coordenadores. Mas, estamos muito felizes por enfrentar este desafio, envolvendo a comunidade e famílias que irão acolher os animais”, disse o secretário nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antônio José Ferreira. Neste caso, as famílias acolhedoras voluntárias irão abrigar os cães para promover a ambientalização. Até o momento, há 30 animais, da raça Labrador, para adoção. Após a formação dos técnicos, os animais serão treinados e concedidos à pessoa com a deficiência visual.
“É um orgulho para o povo capixaba inaugurar um novo tempo de respeito aos nossos irmãos com deficiência visual. Estou muito feliz em ter a oportunidade de aplaudir essa iniciativa”, disse Rodrigo Coelho. O governador Paulo Hartung discursou na mesma linha, citando os tempos difíceis pautados no egoísmo e vaidade. “Sem dúvida, é uma iniciativa que merece aplausos, pois beneficia a pessoa com necessidade especial e sua família”.
Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo
O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…