
Viagens solo femininas disparam e já é base do vetor que move o seguimento
Com 40% das mulheres planejando viagens solo em 2025, segurança e experiências autênticas lideram as escolhas de destinos.
As mulheres estão redefinindo o cenário das viagens globais. De acordo com o relatório Skift Research 2024, mais de 64% dos viajantes do mundo são mulheres, sendo 82% responsáveis por decidir os planos de viagem das famílias. Além disso, quase 40% das mulheres planejam uma viagem solo em 2025, um número que cresce com a idade: 21% das viajantes com 55 anos ou mais preferem viajar sozinhas. “Viajar sozinha é um ato de autocuidado e autorrealização”, afirma Lauran Peoples, diretora de turismo no Canadá. Essa tendência reflete uma busca por liberdade, autoconhecimento e experiências transformadoras.
A segurança, no entanto, continua sendo a principal preocupação. Segundo a empresa Solo Female Travelers, 66% das mulheres priorizam destinos seguros e com culturas acolhedoras. O Japão, conhecido por suas taxas de criminalidade baixíssimas, lidera a lista de preferências, oferecendo desde vagões de trem exclusivos para mulheres até hotéis cápsula femininos. “No Japão, pude baixar a guarda e absorver tudo com tranquilidade”, relata Georgia Fowkes, especialista em viagens. Outros destinos populares incluem Espanha, Nova Zelândia e países nórdicos, onde as viajantes se sentem especialmente bem-vindas.
Para apoiar essa crescente demanda, empresas e comunidades estão criando iniciativas exclusivas para mulheres. A Wanderful, por exemplo, lançou um mapa global destacando cafés, lojas e hotéis de propriedade feminina. Além disso, viagens em grupo só para mulheres estão em alta, com 14% das viajantes planejando escapadelas do tipo em 2025. “Passeios em grupos menores criam conexões profundas e permitem explorar em seu próprio ritmo”, explica Megan Vila, da TourAxis. Cruzeiros fluviais e expedições de aventura, como os oferecidos pela Natural Habitat Adventures, também ganham espaço, com 57% dos viajantes de aventura sendo mulheres.
As experiências compartilhadas entre mulheres estão se tornando uma tendência poderosa. “Viajar com amigas traz uma alegria única, mesmo quando tudo dá errado”, diz Kimberlee Lauer, executiva de Nova Orleans. Já Jessie Parker, viajante frequente em grupos, destaca a conexão instantânea entre participantes: “É como um menu de degustação de lugares, onde você conhece pessoas incríveis e decide para onde quer voltar”.
Com recursos financeiros crescentes e uma busca por autonomia, as mulheres estão transformando o mercado de viagens. Seja explorando destinos seguros, participando de grupos exclusivos ou embarcando em aventuras solo, elas estão provando que o mundo é, de fato, seu para descobrir. E, ao fazerem isso, estão reescrevendo as regras do turismo, uma viagem de cada vez.
Noticia10
Mucuri: Município sediará agenda de discussões sobre o futuro dos agentes de saúde na Bahia
Entre os dias 9 e 11 de abril, Mucuri se tornará o epicentro das discussões sobre o papel …