MG: Vale do Lítio pode revolucionar economia local com investimentos de R$ 30 bilhões até 2030
Proposta de Arranjo Produtivo Local (APL) para o lítio no Jequitinhonha promete gerar empregos, atrair indústrias e reduzir desigualdades na região.
O presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), Dr. Marcos Vinicius, defendeu a criação de um Arranjo Produtivo Local (APL) para o lítio extraído no Vale do Jequitinhonha durante o evento AMM nas Macros, realizado em Teófilo Otoni. A proposta visa agregar valor ao mineral, hoje apenas extraído na região, e atrair indústrias para o beneficiamento e fabricação de produtos como baterias para veículos elétricos e dispositivos tecnológicos. Além disso, ele sugeriu que parte dos impostos arrecadados seja reinvestida nos municípios da região, impulsionando o desenvolvimento local.
O evento reuniu 300 gestores públicos, incluindo prefeitos, vereadores e secretários municipais, para discutir soluções inovadoras para a gestão pública. Dr. Marcos Vinicius destacou a importância do APL do lítio para transformar a economia da região, que abriga a maior reserva nacional do mineral. “Propomos que parte dos recursos fique retida no Vale do Jequitinhonha e Mucuri, beneficiando diretamente a população local”, afirmou. A iniciativa pode gerar empregos diretos e indiretos, além de fomentar o empreendedorismo e reduzir o êxodo rural.
O lítio extraído na região possui um diferencial competitivo global: o padrão triplo zero, que significa menos emissões de carbono, rejeitos e substâncias químicas nocivas. Com a demanda mundial pelo mineral crescendo 1.000% até 2050, o Governo de Minas Gerais espera atrair até R$ 30 bilhões em investimentos até 2030. O projeto “Lithium Valley Brazil” já inclui 14 cidades mineiras, como Araçuaí, Teófilo Otoni e Salinas, posicionando o estado como peça-chave na transição energética global.
O AMM nas Macros, além de discutir o potencial do lítio, apresentou soluções inovadoras e ferramentas para melhorar a gestão pública municipal. A criação do APL do lítio não só promete impulsionar a economia regional, mas também reduzir desigualdades históricas, oferecendo mais oportunidades e qualidade de vida para os moradores do Vale do Jequitinhonha e Mucuri.
Noticia10
Mucuri: Vereador Felipe do ônibus reúne com a COELBA para discutir demandas de Taquarinha e Costa Dourada
O fornecimento de energia abaixo do aceitável em algumas comunidades de Mucuri tem prejudi…