BA: Maior centro de análise de algodão da américa latina é inaugurado no Oeste da Bahia
A região de Matopiba, que abrange Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, deu um passo importante para fortalecer sua posição como polo agrícola do Brasil. Na última sexta-feira (29), a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) inaugurou sua nova sede e o maior Centro de Análise de Fibras da América Latina, em Luís Eduardo Magalhães, no Oeste baiano. O complexo, com mais de 10 mil m², busca consolidar a Bahia como referência no cultivo sustentável de algodão.
O evento, que contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, marcou também a posse de Alessandra Zanotto Costa como presidente da Abapa para o biênio 2025/2026. Alessandra destacou a importância de inovar no setor e manter o foco na sustentabilidade. “Nosso objetivo é continuar avançando, garantindo que a cotonicultura baiana esteja alinhada às expectativas dos produtores e da sociedade do Oeste da Bahia,” afirmou.
Com uma infraestrutura moderna, o novo espaço conta com sede administrativa, um auditório para 500 pessoas e o Museu do Algodão, além do laboratório equipado com 16 máquinas de alta tecnologia. O centro já possui capacidade para realizar até 34 mil análises diárias e pode expandir para 28 equipamentos, chegando a 60 mil análises, o que trará mais agilidade e precisão para a classificação do algodão produzido na região.
Luiz Carlos Bergamaschi, presidente anterior da Abapa, ressaltou o impacto da inovação para o setor. Segundo ele, o novo laboratório utiliza energia solar e economia circular, otimizando recursos naturais e oferecendo um ambiente sustentável. “Essa estrutura não só melhora os processos como atrai competitividade para a cotonicultura da Bahia,” destacou.
Com investimentos robustos e o apoio de lideranças políticas e do agronegócio, a Bahia reforça sua posição como um dos maiores polos produtores de algodão do Brasil, contribuindo para o avanço tecnológico e sustentável do setor agrícola nacional.
Noticia10
Mucuri: Povoado de Cruzelândia receberá sinal de telefonia móvel 4g da vivo
A comunidade de Cruzelândia, no município de Mucuri, será finalmente contemplada com o ser…