Home Cotidiano Tecnologia ES: Pesquisador capixaba transforma resíduos em substrato inovador para cultivo de mamão
Tecnologia - 8 horas atrás

ES: Pesquisador capixaba transforma resíduos em substrato inovador para cultivo de mamão

Um projeto inovador desenvolvido no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) – Campus Alegre está transformando resíduos agrícolas e industriais em substratos de alta qualidade para o cultivo de mudas de mamão. Liderado pelo doutor em Genética e Melhoramento de Plantas Júlio Cesar Fiorio Vettorazzi, o estudo promete revolucionar a produção agrícola no Espírito Santo, um dos maiores exportadores de mamão do Brasil.

O trabalho foi financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), no âmbito do Programa de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Regional. A pesquisa utilizou resíduos como cama de frango, esterco bovino, esterco suíno e lodo de curtume desidratado, compostados com palha de café. Todos os substratos testados apresentaram resultados promissores na produção de mudas.

Segundo Vettorazzi, a produção local de substratos a partir desses resíduos pode reduzir significativamente os custos logísticos para os agricultores capixabas. “A logística entre o local de produção e o produtor final será mais eficiente, trazendo impacto econômico, como menor custo de transporte e maior facilidade de aquisição”, destacou o pesquisador, que também aponta o potencial de transformar um problema ambiental em oportunidade de desenvolvimento sustentável.

Os resultados positivos abrem caminho para o registro de uma patente. “Estamos avaliando a possibilidade de depósito de patente para esse substrato, mas aguardamos os resultados do ensaio de competição, que irá medir o desenvolvimento das plantas, a produção e a qualidade dos frutos”, explicou Vettorazzi. A supervisão do projeto foi realizada pelo professor Sávio da Silva Berilli, do Ifes.

Com a perspectiva de reduzir dependências externas e incentivar práticas agrícolas mais sustentáveis, a iniciativa reforça o papel da pesquisa científica como vetor de inovação no setor agrícola. O uso de resíduos locais não apenas beneficia o meio ambiente, mas também contribui para o fortalecimento da economia regional e nacional.
Noticia10

Check Also

Mucuri: Loja Maçônica União Mucuriense, realiza evento impactante em apoio ao Novembro Azul

A Loja Maçônica União Mucuriense – 3205, do Oriente de Mucuri, Bahia, promoveu uma s…