BA: Concessão da BR-101 deverá acontecer no segundo semestre de 2025, com novo modelo “enxuto” de serviços
O governo federal anunciou que, a partir de 2025, trechos da BR-101 na Bahia serão concedidos ao setor privado, com uma novidade no modelo de contrato que promete pedágios mais baratos. Segundo George Santoro, secretário executivo do Ministério dos Transportes, as concessões estão direcionadas a rodovias com menor fluxo de veículos, mas essenciais para o transporte de carga. Esse formato permitirá uma gestão simplificada e menor impacto nos bolsos dos motoristas.
Ao contrário de concessões tradicionais, que exigem obras de duplicação e manutenção de serviços de emergência, como ambulâncias e reboques, este novo contrato focará em serviços essenciais de manutenção da pista. Serviços emergenciais continuarão disponíveis, mas serão pagos diretamente pelos seguros dos veículos ou por proprietários envolvidos em incidentes. A redução desses custos fixos para as concessionárias é o principal motivo para a redução das tarifas de pedágio.
“O modelo evita custos altos e direciona o pagamento dos serviços a quem realmente precisa, tornando as tarifas mais acessíveis para os motoristas”, afirmou Santoro. A proposta, segundo ele, responde à necessidade de equilíbrio entre garantir estradas seguras e manter os preços justos em trechos com baixo tráfego.
Essa abordagem tem atraído atenção pela promessa de aliviar os custos do transporte, especialmente para o setor de carga, e espera-se que traga mais segurança e desenvolvimento à BR-101 na Bahia. Os detalhes do leilão serão divulgados ao longo de 2024, e a expectativa é que o novo modelo de concessão possa beneficiar diretamente o turismo e o comércio locais, criando um importante elo entre o Nordeste e outras regiões do país.
Noticia10
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