Coma tâmaras, muito além do doce sabor, ela é uma fonte riquíssima de qualidade de vida
A tâmara, conhecida como o “caramelo da natureza” por seu sabor doce e delicado, é muito mais que uma alternativa saudável ao açúcar. Rica em vitaminas A, C, do complexo B, e antioxidantes como betacaroteno e luteína, essa fruta é uma poderosa aliada à saúde. Naturalmente fonte de energia e fibras, ela facilita a digestão e contribui para o funcionamento intestinal, além de promover saciedade e auxiliar no controle do peso.
Essa fruta milenar, originária possivelmente do norte da África ou sudoeste da Ásia, é cultivada em diversas variedades. No Brasil, as mais comuns são a seca e a suculenta medjoul, ambas repletas de nutrientes. Diferentemente da versão seca, que contém até 80% mais açúcar devido ao processo de desidratação, a tâmara medjoul é mais úmida e menos calórica, ideal para consumir in natura ou em receitas.
Além de ser uma ótima fonte de energia com 314 kcal por 100 gramas, a tâmara oferece benefícios para os músculos e ossos, já que é rica em potássio, magnésio e cálcio. Esses minerais ajudam na contração muscular, na saúde óssea e na prevenção da osteoporose. A tâmara ainda fortalece o sistema imunológico, combatendo a anemia e prevenindo doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer, devido ao zinco e flavonoides em sua composição.
Seus efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes também são aliados do coração, promovendo a saúde arterial e diminuindo o risco de doenças cardiovasculares. Com tantos benefícios, a tâmara merece ser mais explorada na dieta diária, seja como um snack natural ou como substituta do açúcar em preparos saudáveis – e pode ser a estrela de sua próxima receita.
Noticia10
Mucuri: Loja Maçônica União Mucuriense, realiza evento impactante em apoio ao Novembro Azul
A Loja Maçônica União Mucuriense – 3205, do Oriente de Mucuri, Bahia, promoveu uma s…